SEPLAD autoriza promoção funcional de 256 servidores da ADEPARÁ
Foi aprovado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD), o pedido de implementação da promoção dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA).
Após análise, o parecer da área jurídica da Secretaria, foi favorável à mudança de Classe na carreira, sendo assim serão apresentados os custos e a dotação orçamentária para poder implementar a promoção dos servidores.
No total, 256 servidores estão habilitados à promoção vertical pois atenderam aos requisitos necessários à promoção, alcançando o rendimento mínimo de 80% na Avaliação de Desempenho Anual e comprovação de participação em treinamentos e capacitações profissionais.
Conforme a legislação, a evolução na carreira do servidor público da Agência de Defesa Agropecuária ocorre a partir da Promoção e Progressão, nos padrões de vencimentos e classes, de acordo com a Lei Nº 7.782/2014 e do Decreto Nº 2.028/2021.
A presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho (CAPE), Gleicilene Brasil, explica que a comissão teve participação direta em todo o processo, encaminhando e orientando servidores e gerentes na realização das avaliações e analisando os processos. “Nós da Comissão verificamos os servidores que têm direito a essa promoção, analisamos toda a documentação e,de acordo com isso, fizemos a publicação da relação dos servidores que cumpriram com todas as exigências”, explicou.
A promoção funcional está prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Agência, um instrumento de gestão de pessoas para promover o desenvolvimento funcional e remuneratório, por meio de avaliação de desempenho e de capacitação profissional, vinculados aos objetivos institucionais da autarquia, com foco na eficiência dos serviços prestados.
“A implantação do Plano teve início em janeiro de 2022 com a formação da Comissão, criada para orientar e conduzir a avaliação de desempenho dos servidores para o desenvolvimento da carreira. Agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho, e indo além, criando os benefícios inerentes às carreiras dos servidores agropecuários conforme previsto em lei”, ressalta Jamir Macedo, diretor geral da ADEPARA.