Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BENEFÍCIO

Estado garante investimentos em moradias no município de Ourilândia do Norte

Mais de 120 famílias foram beneficiadas com o Programa 'Sua Casa', que garante melhorias para a habitação dos paraense

Por Kátia Aguiar (COHAB)
25/01/2024 14h04

Nesta quinta-feira (25) o Governo do Estado entregou cheques do programa "Sua Casa" às famílias do município de Ourilândia do Norte, na região de Integração do Araguaia.

"Feliz de hoje dar mais um passo, trazendo serviços de saúde e melhor atendimento à população e ainda entregando benefícios para que elas possam construir, reformar ou ampliar suas casas, e digo mais, comprarem material no comércio local e pagarem a mão de obra, pois também tem dinheiro para o pedreiro", disse o governador Helder Barbalho.

De acordo com o titular da Companhia de Habitação do Pará, André Luís Guedes, entre os beneficiários do programa em Ourilândia do Norte há famílias da etnia Kendjam. 

"É o programa 'Sua Casa' que beneficia o paraense que vive nos campos, nas cidades e nos territórios indígenas, garantindo moradia digna e qualidade de vida para quem mais precisa", disse Guedes.

Sobre o programa - O "Sua Casa" tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação das moradias. O valor concedido pelo benefício pode chegar até R$21 mil. Segundo a Cohab, somente em 2023 foram emitidos mais de 30 mil benefícios em todo o Pará, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

A trabalhadora rural, Maria Lina Barros, conta que vai começar a construir a casa dela com a ajuda que recebeu do Governo do Estado. "Eu vivo em um cômodo com 13 filhos porque nunca tive condições de construir minha casa, e esse recurso veio para que eu possa fazer minha casa e viver melhor com meus filhos, sou muito grata a Deus”, disse a lavradora.

O programa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para ter acesso ao benefício, os candidatos precisam atender aos critérios que foram estabelecidos em lei, para serem inscritos no programa. Após a inscrição, a Cohab inicia o processo de seleção que ocorre de forma gradativa, com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos forem selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Companhia, momento em que os técnicos vão averiguar a real condição social dos candidatos.