Detran fiscaliza e promove ações educativas em Abaetetuba
Ações integradas de educação e fiscalização estão sendo realizadas em Abaetetuba, no nordeste paraense, durante a Operação Carnaval 2018. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e demais órgãos do Sistema de Segurança Pública executaram, na segunda-feira (12), uma grande ação no pórtico de entrada da cidade.
Seis agentes de educação do Detran mobilizaram alunos da faculdade FAM e do Instituto Federal do Pará (IFPA), integrantes do Instituto Rosa dos Ventos, técnicos da Biblioteca Pública e do Centro de Formação de Condutores Abaeté Regional na ação conjunta de educação para o trânsito, voltada a condutores e passageiros. Os voluntários atuaram como agentes multiplicadores em educação para o trânsito, orientando as pessoas sobre comportamentos de risco.
A ação também contou com o apoio do setor de fiscalização do órgão, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar. A coordenadora da ação, Ana Marta Nogueira, disse que a participação da sociedade civil é de extrema importância para a redução de acidentes. “É um trabalho conjunto, onde parceiros sempre são bem-vindos na busca de um trânsito mais seguro”, ressaltou.
Para Helena Batista, diretora-geral da FAM, a instituição participa de ações integradas em diversos segmentos, o que permite ao acadêmico sair da teoria e conhecer um pouco da prática. “A temática trânsito abrange a sociedade como um todo, e nossos alunos estão em contato com o público, vivenciando a questão da segurança nas vias”, disse ela.
Deninson Maia, coordenador da equipe de fiscalização, informou que as ações prosseguem com tranquilidade no município, mesmo com o aumento da demanda pelos foliões. Até na segunda-feira haviam sido registrados dois crimes por alcoolemia, 14 veículos foram removidos - a maior parte por atraso em licenciamento - e cinco pessoas não habilitadas foram flagradas conduzindo veículos.
Marajó - Em Soure e Salvaterra, municípios do Arquipélago do Marajó, que concentram uma ampla programação de Carnaval, até segunda-feira não havia sido registrado nenhum acidente grave. Em Soure, 19 condutores não habilitados foram flagrados dirigindo, e 22 veículos foram removidos por licenciamento em atraso. Também houve duas infrações por alcoolemia, sendo uma crime de trânsito.
Já em Salvaterra, 16 motocicletas foram removidas por atraso no licenciamento e registradas duas infrações por consumo de álcool. Um motociclista se acidentou na PA-254 e teve escoriações leves.