Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E MEIO AMBIENTE

Parque Estadual do Utinga se destaca como um espaço versátil para eventos de diversas áreas

Unidade de Conservação tem se mostrado como boa opção para ações de saúde, esporte e promoção social na Grande Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
25/01/2024 12h00

Localizado no coração da capital paraense, o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna" tem se destacado como um espaço versátil e propício para a realização de eventos de diversas áreas, sejam eles da saúde, esporte e promoção social. Gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000, o espaço tem se tornado um verdadeiro polo de atividades voltadas ao bem-estar da população.

Criada em 1993, com mais de 1,3 mil hectares, a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral abriga uma rica diversidade de fauna e flora, além de contar com trilhas, lagos e espaços dedicados à prática de atividades físicas e o lazer. Essas características tornam o espaço ideal para a realização de eventos que promovem a saúde, o esporte e a promoção social.

Na área da saúde, o local tem sido palco de diversas ações e campanhas de conscientização. Através de parcerias com órgãos do Estado e da iniciativa privada, são promovidos mutirões de saúde, campanhas de vacinação e palestras educativas. Além disso, o Parque oferece uma estrutura adequada para a realização de caminhadas, corridas e yoga, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos frequentadores.

No que diz respeito ao esporte, o Utinga oferece uma variedade de opções para a prática de atividades físicas. Com trilhas ecológicas, o parque se torna um verdadeiro centro esportivo ao ar livre. Além disso, periodicamente são realizados eventos esportivos, como corridas de rua e competições de modalidades diversas, que atraem atletas e amantes do esporte de toda a região.

A promoção social também está presente no Parque Estadual do Utinga. O espaço recebe todos os fins de semana a ‘Feira da Biodiversidade’, quando ocorre a venda de frutas, legumes e verduras, artigos de decoração, plantas medicinais, biojóias, entre outros. Eventos culturais, exposições e atividades voltadas à inclusão social e o estímulo ao empreendedorismo local também são constantes. Essas ações têm como objetivo valorizar a cultura paraense, oferecer oportunidades de negócios e promover a interação entre os visitantes e a comunidade.

Cooperação - A gestão compartilhada entre o Ideflor-Bio e a OS Pará 2000 tem sido essencial para o sucesso da UC como um espaço versátil para a realização de eventos. A parceria público-privada permite uma gestão eficiente, garantindo a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo oferecendo infraestrutura adequada para a realização de atividades que beneficiam a população.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, enfatiza que cada vez mais o Parque Estadual do Utinga se consolida como um local de referência para a promoção da saúde, do esporte e da promoção social na região. “Através de ações contínuas e uma gestão comprometida, o Parque mais amado da cidade se mantém como um espaço de convivência harmoniosa entre a natureza e a sociedade, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade local”, enfatizou.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.