Estado capacita Defesa Civil de municípios atingidos pelas chuvas
Coordenadores municipais da Defesa Civil das regiões sul e sudeste do Pará participaram nesta quarta-feira (14) de uma capacitação sobre o preenchimento correto da solicitação de recursos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Ministério da Integração Nacional. A iniciativa do Estado ocorreu no Centro Regional de Governo, em Marabá, e se destinou a “preparar os municípios para inserir as informações necessárias no sistema nacional, para que as respostas sejam céleres. Dessa forma, os governos estadual e federal podem responder às cidades a tempo”, explicou o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, coronel Francisco Cantuária.
O secretário Regional de Governo, Jorge Bittencourt, destacou que a capacitação foi necessária porque dos 14 municípios paraenses lançados no sistema nacional, 11 das regiões sul e sudeste, apenas um preencheu corretamente a solicitação. “A partir desse preenchimento correto, o Estado e a União vão poder dar respostas às demandas que surgirem de cada município. O Estado precisa desse respaldo, que o município lance as informações de forma correta”, reiterou o secretário regional.
Promovida pela Coordenação Estadual da Defesa Civil e pelo Centro Regional de Governo, a reunião contou com a parceria da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat Carajás) e das secretarias de Estado de Transportes (Setran) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
A secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Ana Cunha, disse que os municípios podem solicitar à Seaster, por meio do acesso adequado ao sistema, o benefício eventual destinado às famílias atingidas por desastres, que sejam usuárias do CAD Único, e pessoas que tenham perdido totalmente a habitação. Famílias com idosos, pessoas com deficiência e crianças recebem atendimento prioritário.
Rodovias - Como uma das demandas dos municípios da região é a recuperação de rodovias estaduais danificadas pelas fortes chuvas desta época do ano, o chefe do Núcleo Regional da Setran em Conceição do Araguaia, Jorge Rodrigues, informou que uma licitação para obras de conservação da PA-287, que liga a BR-158 a Cumaru do Norte, que está com trechos comprometidos, já está em tramitação na Secretaria.
Jorge Rodrigues disse ainda que a intensidade das chuvas também provocou problemas na PA-449, que corta os municípios de Floresta do Araguaia, Pau D’Arco e Conceição do Araguaia, e na PA-327, conhecida como estrada da soja, entre Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras. As duas rodovias, acrescentou ele, estão recebendo manutenção e com o tráfego fluindo, assim como a estrada atingida no município de Bannach.
Jales Santos, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, esclareceu dúvidas sobre o cadastro no S2ID. “Paraupebas não alimentou ainda o sistema porque eu tinha algumas dúvidas em relação ao S2ID. Mas a partir desta quinta-feira (15) a gente vai dar continuidade ao pedido de recursos, já que o prefeito decretou estado de emergência. Essa iniciativa do governo do Estado foi muito proveitosa”, afirmou o coordenador municipal.
A próxima reunião da Coordenação da Defesa Civil do Estado com representantes dos municípios das duas regiões será realizada no dia 20 (terça-feira), na sede municipal de Xinguara. (Texto: Kélia Santos).