Companhia do Rio de Janeiro reúne com equipe da CODEC para orientações técnicas
A CODEC foi destacada como referência no assunto e selecionada para realizar a mentoria, por intermédio do SEBRAE
Área incentivada do Rio de Janeiro A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) esteve reunida com representantes da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa (CDBM) para a capacitação sobre métodos que possam auxiliar a organização, criada em julho de 2023, a executar planos e ações com base na experiência de Companhias que já atuam com processos de fomento econômico de empresas no Brasil, e a CODEC, como referência no assunto, foi selecionada para realizar mentoria, por intermédio do SEBRAE, que possibilitou a conexão entre os agentes. O encontro foi na última terça-feira (16).
A Companhia de Barra Mansa é uma empresa de capital mista que tem o município como sócio majoritário, e para continuar com seu projeto industrial, que fica no Rio de Janeiro, recebeu indicação do SEBRAE, sobre a perspicácia da CODEC, para tratar sobre as características dos formatos de área incentivada, especificamente em relação ao formatos de Distritos Industriais e Condomínio Industrial. As orientações realizadas pela Companhia paraense vão servir como base para criação e execução da área incentivada de Barra Mansa - RJ, que pretende realizar a comercialização de áreas, funcionando em região onde anteriormente estava implantada empresa do segmento metalúrgico, que deve fortalecer o desenvolvimento econômico do município, ancorando-se na lei estadual do Estado carioca.
O Presidente da CDBM, Bruno Paciello, destacou os motivos que levaram a buscar a CODEC para obter instruções. "Acreditamos que essa iniciativa de fazer pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, processos e serviços estão se desempenhando no mercado é o caminho mais rápido para modelar a companhia e explorar melhor os resultados. Com isso, a CODEC se torna um agente muito importante para Barra Mansa, pois é uma referência que tem dado certo para o desenvolvimento do Pará".
Durante o encontro, foram apresentados pontos como o ambiente de negócio positivo para o investidor, orientações técnicas e jurídicas para as empresas que desejam se instalar no Estado, e claro, como desenvolver as melhores rotas logísticas para os investidores, etapas que podem ser seguidas para o desempenho dessas atividades de mentoria que serão benéficas no processo de expansão de outros empreendimentos. "A Companhia se disponibiliza em oferecer os padrões estabelecidos pelo Governo do Estado do Pará, que dispõe de um método que tem atraído empresas focadas no desenvolvimento econômico industrial e as orientações para que outras Companhias também possam alavancar seu modelo de desenvolvimento econômico. Disponibilizamos visitas técnicas e informações adicionais, sempre que for necessário", afirmou o Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia, Pádua Rodrigues.