HJB adere à campanha Janeiro Branco e realiza ação de educação em saúde para usuários e acompanhantes
As ações devem se estender até o final deste mês.
No mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aderiu à campanha Janeiro Branco e realizou, na manhã desta terça-feira (17), na Recepção Ambulatorial, uma ação de educação em saúde com finalidade de despertar nos usuários e acompanhantes, sobre importância da prevenção ao adoecimento emocional.
A palestra que teve como facilitadora a psicóloga Clínica do HJB, Roberta Smith. "A pandemia trouxe muitas mudanças em nossa sociedade, onde muitas pessoas adquiriram depressão e ansiedade. Em vista disso, será que avaliamos o nosso emocional e saúde mental, quando não estamos bem? Quando apresentamos uma tristeza diferente, preocupação excessiva, choro constante, sono comprometido, ansioso para que as coisas aconteçam mais rápido, nervosismo, compulsão alimentar e entre outros sintomas", observou a profissional.
Entre os atendimento profissionais realizado, ela recomenda que o usuário faça a psicoterapia, que é o acompanhamento psicológico, o qual ela fala que todos deveriam fazer. "Ela serve para o autoconhecimento, amadurecimento, para o ser humano entender sobre o comportamento, traumas e perdas que as pessoas tiveram ao longo da vida. Então, se precisar, procure um posto de saúde mais próximo e cuide-se!".
Existem inpumeras formas de cuidar da saúde mental e combater doenças emocionais, entre elas:
- Praticar atividade física;
- Ter uma alimentação saudável;
- Ter um sono regular;
- Momentos de autocuidado e lazer;
- Se possível fazer psicoterapia.
A cabelereira de 42 anos, Gisele Alfaia, que mora em Belém, estava na Recepção Ambulatorial para a sua primeira consulta pré-cirurgia bariátrica e teve a oportunidade de assistir a palestra.
“Muitas pessoas têm vergonha de falar que vão ao psicólogo ou psiquiátra, mas devemos não ter vergonha, pois todos temos doenças emocionais e mentais e precisamos de algum acompanhamento. Foi muito importante o esclarecimento”, disse a paciente.
As ações de educação em saúde sobre Janeiro Branco devem se estender até o final deste mês.
O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB