Seduc reconhece desempenho de alunos e educadores
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai reconhecer, mediante certificação, o desempenho de 498 alunos, professores, gestores das redes públicas estadual e municipais e secretários de educação de vários municípios que se destacaram em 2016, de acordo com os indicadores do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), resultantes do teste aplicado ano passado em 3.534 escolas estaduais e municipais.
A terceira edição do evento será realizada nesta quinta-feira, 9, em Belém, a partir das 8h, durante a cerimônia de entrega de certificados individuais e o Selo de Certificação do Reconhecimento das Escolas onde os contemplados atuam. Realizado no auditório da Fundação Cultural do Pará, o Centur, será um ato solene, com a presença do governador Simão Jatene e da secretária Ana Claudia Serruya Hage, e de toda a equipe de gestão de Ensino da Seduc.
Serão reconhecidos 60 alunos, 122 professores, 134 secretários municipais, 103 técnicos de referência, 17 gestores de Unidades Regionais de Educação e 92 diretores de escolas. Na avaliação da secretária de Educação, Ana Claudia Hage, o evento consagra mais uma etapa do esforço que o Governo está fazendo para colocar a educação paraense em outro patamar de qualidade.
Resultados positivos
O Sistema de Reconhecimento é uma iniciativa da Seduc que, mediante certificação, reconhece o desempenho dos estudantes e as boas práticas em sala de aula e de gestão das escolas, destacando os profissionais que contribuíram para a obtenção das metas da educação 2016, previstas no Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Educação Básica, concebido no âmbito Pacto pela Educação do Pará.
Incluindo gestores de Unidade Seduc na Escola (USE) e de Unidade Regional de Ensino (URE); diretores de escolas; técnicos de referência do Sispae em 2016; professores de Língua Portuguesa e Matemática e os titulares das secretarias municipais de educação serão contemplados 498 profissionais. Serão premiados também 60 alunos de escolas estaduais e municipais de todo o Estado que se destacaram na Prova Sispae.
Os critérios de classificação obedeceram às seguintes categorias de avaliação: escola com a maior taxa de participação de aluno no teste 2016; município com a maior taxa de participação; aluno com maior média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; professor da turma com maior média de proficiência; escola com melhor resultado de proficiência; município com melhor resultado de proficiência. Esses critérios constam do Regulamento do Sistema de Reconhecimento.
Outro patamar da educação
“O Sistema de Reconhecimento é a consagração de mais uma etapa do esforço que estamos fazendo para colocar a educação paraense em outro patamar de qualidade. O Sispae é uma poderosa ferramenta de gestão que nos permite avaliar a evolução na proficiência de estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e desenvolver boas práticas pedagógicas e gerenciais”, diz a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.
O sistema ressalta a amplitude e a complexidade do processo educativo ao direcionar seu foco para os indicadores objetivos e mensuráveis, como a participação e o desempenho dos alunos, informa Evandro Feio, coordenador do Sispae.
Em 2016, o sistema avaliou cerca de 390 mil alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das redes de ensino estadual e municipais distribuídos em 3.534 escolas. O “reconhecimento” culminará com a cerimônia pública que acontece em Belém, nesta quinta-feira (9), às 8 horas, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur).