Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Alunos do Qualifica Pará recebem certificados do Estado durante evento de aniversário de Belém

Ao todo, 520 alunos concluintes do Programa "Qualifica Pará" receberam os certificados do Governo do Estado, na Região Metropolitana

Por Camila Santos (SEASTER)
12/01/2024 17h07

Nesta sexta-feira, 12, durante a programação das comemorações dos 408 anos de Belém, o Governo do Pará entregou os certificados para 520 alunos concluintes do Programa "Qualifica Pará", na Região Metropolitana. A programação contou com a presença do governador Helder Barbalho. Foram 26 turmas contempladas.

"Hoje celebramos o aniversário de Belém com entregas importantes para a nossa população. Aqui já realizamos entregas do CredCidadã, do programa habitacional 'Sua Casa'; contemplamos famílias com o programa de transferência de 'Renda Bora Belém' e também com certificados do programa 'Qualifica Pará'. Ao longo dos próximos dias, estaremos dando continuidade a agenda de ações e obras para a nossa cidade", reforçou o governador. 

Entre os cursos ofertados pelo programa do Governo do Pará, os que se destacam são: Garçom e Garçonete, Artesanato em Cerâmica, Chapista e Atendente de Lanchonete, Informática Básica, Panificação e Confeitaria, Agente de Portaria, Habilidade em Salão de Beleza, Assistente Administrativo, mecânica de motocicleta e eletricista predial. 

Rafaeli Silva, de 20 anos, concluiu o curso de estética e conseguiu abrir o seu próprio espaço com a experiência adquirida a partir do "Qualifica Pará". "O programa do Estado me trouxe muito aprendizado e me abriu oportunidades. Pude abrir o meu próprio negócio, um estúdio com o recurso que nos é garantido como incentivo e há três meses eu estou trabalhando nele. Hoje tenho minhas clientes fixas e minha renda”, conta a jovem.

Qualificação - O "Qualifica Pará" conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São 1.452 turmas e 45 cursos que já atenderam 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A iniciativa impulsiona a inserção e reinserção no mercado de trabalho e a geração de renda.