Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Programa 'Sua Casa' do Governo do Pará garante moradia digna para quase 900 famílias no Marajó

A entrega foi realizada durante extensa agenda do governador Helder Barbalho na região que anunciou obras importantes no município como terminal hidroviário e ponte do Camará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
11/01/2024 17h53

Moradores do Marajó, que por anos viveram sem ter moradia digna, receberam benefícios do "Sua Casa” nesta quinta-feira (11). O Programa, desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação (Cohab), tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais em todas as regiões do Estado, garantindo às famílias em situação de vulnerabilidade social uma habitação digna. 

Somente nesta ação de hoje, o “Sua Casa” foi entregue para quase 900 famílias no Marajó, sendo 800 famílias em Soure com 1ª e 2ª etapas do Programa e mais 95 famílias em Cachoeira do Arari na 2ª etapa. Um investimento superior a R$ 8 milhões.

O governador Helder Barbalho, em agenda na região, destacou as importantes entregas e serviços realizados em Soure. "Obras importantes como o terminal hidroviário, estratégias de fortalecimento da educação, veículos para a Polícia Militar, crédito habitacional para dar apoio à moradia, e é claro, o início da ponte do Camará, que integra Cachoeira do Arari à Salvaterra, tudo isso são obras e serviços importantes, para  poder cuidar do  povo do Marajó", disse o governador .

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o programa habitacional criado em dezembro de 2019, garantiu, somente em 2023, quase 29 mil benefícios.

Para o diretor-presidente da Cohab, Luís André Guedes, esta é mais uma entrega do benefício "Sua casa", que chega a todas as regiões de integração e "beneficia quem mais precisa com melhorias em suas moradias, garantindo mais qualidade de vida e desenvolvimento humano para a população paraense", destaca o diretor-presidente da Cohab.

Para o prefeito de Soure, Guto Gouveia, a entrega do pacote de obras e serviços é mais uma prova da efetiva parceria do Governo do Estado com o município. "O Governo do Pará é o principal parceiro do desenvolvimento do nosso município para mudar a qualidade de vida da nossa população. Entregou o décimo sistema de abastecimento de água, nosso terminal hidroviário, além dos benefícios 'Sua Casa' levando de volta a dignidade para o povo do município, construir ou reformar sua casa", disse o prefeito.

A pescadora Maria Iracilda Martins recebeu a primeira parcela do benefício "Sua Casa" e conta que tem tudo planejado para construir sua casa com quatro cômodos e até mesmo um banheiro dentro do imóvel. "Minha casa é de madeira, e agora vou realizar meu grande sonho que é ter uma casa de alvenaria, com banheiro dentro. Para mim é só gratidão porque vai beneficiar todo mundo que mora comigo, meu pai e meus filhos", disse a beneficiada com o programa.

Para a aposenta Maria do Rosário a chegada do "Sua Casa" é o início do fim de muitos problemas em sua moradia. "Quando chove molha muito por dentro, e eu não tinha condições de melhorar a minha casa, sou viúva e minha aposentadoria é pequena. Esse valor vai me ajudar muito, vou comprar material, contratar pedreiro, e agora vou poder ter a minha sala, pois minha casa nunca teve", disse.  

Cachoeira do Arari

CredCidadão - Durante a extensa agenda no Marajó, o governador Helder Barbalho também entregou 100 benefícios do CredCidadão para moradores do município de Cachoeira do Arari, totalizando um investimento de R$ 200 mil.

Dona Maria Silva, vendedora autônoma, recebeu o benefício e destacou que vai investir nas suas vendas. "Moro com mais duas irmãs, todas cadeirantes, então a gente trabalha para complementar a nossa renda. Esse benefício vai ajudar muito nos meus negócios", destaca.

O CredCidadão é o programa do Governo do Pará que concede linhas de crédito para estimular a economia e investir no comércio regional.

A artesã Rosélia Freitas, destacou que o CredCidadão vai ajudar na compra do material utilizado na confecção dos produtos que ela comercializa. "Trabalhamos com confecção de bolsas, bonés e camisas e, esse recurso, chegou para ajudar na compra de material, o que vai permitir que a gente produza mais e com isso, ter uma renda melhor", pontuou.