Governo do Estado anuncia construção de ponte sobre o rio Camarazinho, na Ilha do Marajó
A ponte mista representa um marco significativo na conectividade regional, reforçando a infraestrutura como catalisadora do desenvolvimento local
A comunidade do Camará, na região de integração do Marajó, recebeu nesta quinta-feira, 11, o anúncio, feito diretamente pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que esteve em agenda na região, que serão iniciadas as obras de construção da ponte sobre o rio Camarazinho, na Ilha do Marajó. A assinatura da ordem de serviço contou com a presença de autoridades locais e representantes do governo, refletindo o compromisso do Governo do Estado em impulsionar o desenvolvimento regional, por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura.
"Este é um dia marcante para o Marajó, pois não só celebramos a entrega de obras essenciais, mas também anunciamos o início de uma iniciativa vital para a região: a construção da ponte do Camará que vai integrar diversos municípios aqui da região. São obras importantes, serviços e acima de tudo, poder cuidar do povo do Marajó", informou o governador Helder Barbalho.
O investimento para a tão aguardada obra da ponte mista, é de mais R$ 41 milhões e vai utilizar materiais como ferro e concreto. "A nova ponte não apenas proporcionará uma travessia mais eficiente entre os municípios de Cachoeira do Arari e Salvaterra, pela Rodovia PA-154, mas também impulsionará o crescimento econômico, turístico e social na área", disse Adler Silveira, secretário de transportes.
Sobre a obra - Com 360 metros de comprimento por 10 metros de largura, a ponte mista representará um marco significativo na conectividade regional, reforçando a infraestrutura como catalisadora do desenvolvimento local. O projeto abrange duas pistas de rolamento para veículos, permitindo o fluxo simultâneo em ambas as direções, e uma faixa exclusiva para pedestres, garantindo mobilidade e segurança. O projeto inclui também a construção de dois vãos para navegação com dolfins (proteção de impacto de navios contra os pilares de pontes), assegurando a segurança da navegação fluvial na região.
Expectativa - A ponte sobre o rio Camarazinho surge como um projeto transformador, atendendo a uma demanda antiga da comunidade e fortalecendo o compromisso do governo com o progresso e a qualidade de vida na Ilha do Marajó.
Eudes Carvalho - servidor público municipalPara o servidor público Eudes Carvalho que mora e trabalha em Cachoeira do Arari, a ponte vai trazer muitos benefícios à população. "Com certeza essa ponte vai trazer benefícios para quem mora não só em Cachoeira (do Arari), mas também de Salvaterra e Soure. Vai beneficiar também os turistas que gostam de visitar o nosso Marajó. Vai ser muito importante também para o escoamento de produção, para mercadoria que vem da capital, vai melhorar e muito essa nossa região que muito precisa", pontuou.
Roni Miranda - caminhoneiro Para o motorista de caminhão Rony Miranda, que realiza entregas constantes na região, a ponte vai facilitar a rotina de trabalho. "Vai melhorar muito porque a última hora de balsa aqui é 19h, se perder esse horário só no outro dia. Então, antes tinha que correr na estrada para chegar aqui a tempo, correndo risco de acidente. Mas, quando estiver funcionando essa ponte, será uma maravilha, vamos trabalhar despreocupados", comentou o motorista.