Segurança Pública reforça esquema para show que celebra 408 anos de Belém
Aproximadamente 500 agentes de segurança pública e parceiros vão reforçar as ações a partir das 17h
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com órgãos estaduais e municipais, elaborou um esquema de segurança para garantir a tranquilidade de quem vai prestigiar o show alusivo ao aniversário de Belém, que ocorrerá no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, a partir das 19h , desta quinta-feira (11). Aproximadamente 500 agentes de segurança pública e parceiros vão reforçar as ações a partir das 17h. Toda a estrutura logística para o evento será montada no Lado A do estacionamento, com acesso pela Avenida Augusto Montenegro.
“Nós tivemos uma reunião com todos os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e alinhamos todos os procedimentos de segurança relacionados ao evento que vai ocorrer na noite de hoje. O policiamento será reforçado em torno do Mangueirão, e em pontos estratégicos de acesso. Estaremos também com equipes de trânsito para ordenar o fluxo e garantir a fluidez, tanto para quem vai estar se deslocando ao local, como para quem transita e reside nas vias próximas. Todo o planejamento visa que as pessoas possam se divertir com tranquilidade, ir e retornar de forma segura", destacou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira.
Reforço policial - Policiais militares vão atuar com ações ostensivas no local e em pontos estratégicos nas adjacências do estádio, de 17h às 3h. A Polícia Civil vai garantir o reforço das equipes na Seccional Urbana da Marambaia, para registro de ocorrências e outros procedimentos necessários, para que a população tenha um atendimento célere.
O Departamento Estadual de Trânsito estará com equipes garantindo o ordenamento do fluxo de trânsito nas vias de acesso ao estádio, para manter a fluidez. Nenhuma via será bloqueada.
No local, o Corpo de Bombeiros estará presente com viaturas de prontidão para pronto-atendimento, inclusive veículos específicos de combate a incêndio. Enquanto que a Secretaria de Estado de Saúde Pública manterá seis ambulâncias para atendimento médico.
Também integram as ações, a Secretaria Municipal de Economia, por meio da Ordem Pública junto à Guarda Municipal de Belém, que vão fiscalizar o entorno do estádio, evitando com que ambulantes bloqueiem as calçadas, que são acessos para pedestres, evitando com que as pessoas circulem na pista de veículos.
Além da segurança pública, o evento contará com 300 seguranças privados e bombeiros civis distribuídos dentro do espaço onde o evento será realizado.
Planejamento - Na tarde da última quarta-feira, 10, a Segup junto aos demais órgãos de segurança reuniram-se com a Secretaria de Estado de Cultura e outros órgãos da organização do evento para discussão das estratégias adotadas para garantir o alinhamento da logística e ordenamento de trânsito em torno do local, e a segurança de todos. A reunião ocorreu no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.