Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASFALTO POR TODO O PARÁ

Governo do Estado garante ruas asfaltadas e sinalizadas no bairro do Curió-Utinga, em Belém

O governador anunciou também a retomada das obras do Canal do Marte, a qual o processo de licitação já foi concluído. A obra contará também com pavimentação e drenagem

Por Governo do Pará (SECOM)
10/01/2024 13h48

Como parte das programações em comemoração ao aniversário de 408 anos de Belém, celebrado na próxima sexta-feira (12), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), fez a entrega de vias asfaltadas e sinalizadas no bairro do Curió-Utinga, nesta quarta-feira (10), por meio do programa "Asfalto Por Todo o Pará".

Na oportunidade, o governador do Estado, Helder Barbalho, conversou com moradores e percorreu as novas vias. O governador aproveitou ainda para anunciar novidades aos moradores do bairro.

"Em duas semanas vamos retornar para verificar as obras do Canal do Marte, o qual daremos uma solução para a drenagem nessa região, a qual é fundamental, pois a água tem que ir para algum lugar, por que se não vai alagar, encher e trazer problemas à população. Vamos resolver o canal, dar destino à água e, com isso, resolvemos o processo de urbanização podendo levar asfalto, drenagem para toda essa comunidade da região do Curió-Utinga", disse  Helder Barbalho, durante a entrega das vias na manhã de hoje. 

Quem, também esteve presente na agenda de hoje no bairro do Curió-Utinga foi a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, que aproveitou para destacar o compromisso do Estado com os moradores do bairro.

“Muita gente não acreditou que essa obra sairia, mas é preciso olhar nos olhos e fazer. A gente está entregando e está começando novas obras”, completou Hana.

Moradora do bairro há 10 anos, a diarista Denilda Sarmento lembrou das dificuldades de antes e comemorou o asfalto. "Aqui só era igapó, a água dava no pescoço, para sair de casa tinha que passar pela ponte. Agora tá uma maravilha, saio até de sapato alto, antes não podia, agora pode brincar até andar de patins", conta ela.

Ao todo foram, asfaltadas sete vias nesta etapa do programa: Rua Jarbas Bueno, Passagem São Lourenço, Passagem São Benedito, Travessa Sargento Ricardo, Passagem Moab, Passagem Altair Viana e Passagem Jeanot Jensan.

Executadas pela Seop, com o investimento de mais de R$ 3,6 milhão, nas ruas foram realizados os serviços de drenagem profunda, terraplanagem, meio-fio, sarjeta, revestimento asfáltico, sinalização e calçadas.

Entusiasmada, a dona de casa Maria de Lurdes Morais parabenizou o Estado pela pavimentação asfáltica em sua rua, que segundo ela, era um antigo sonho dos moradores. "Nós não tínhamos esperança de nada. Hoje estou muito feliz, tenho saneamento na minha rua, minha casa tá uma maravilha, agradeço ao governador Helder Barbalho, ao Governo que se mobilizou pelos moradores e chegou essa benfeitoria", ressaltou.

Já o morador Izaquiel Cambraia Neto destacou que o asfalto trouxe mais dignidade para todos e relembrou a situação difícil que os moradores passavam no trecho. "A rua aqui era só buraco, mato e madeira jogada por aí. Hoje está uma maravilha. Antigamente alagava aqui, agora, está uma maravilha poder caminhar sobre uma via asfaltada. Agora as crianças podem brincar por aqui. Está muito melhor para todos", conta ele. 

Investimentos -  O titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral, destacou a importância da pavimentação asfáltica aos moradores e também adiantou novos investimentos que o Estado deve realizar com macrodrenagem do Canal de Marte, conforme adiantado pelo governador Helder Barbalho.

"Estamos dando continuidade neste programa tão importante que é o 'Asfalto Por Todo O Pará' e, já estamos nos 144 municípios do estado. Hoje, o bairro do Curió-Utinga recebe mais um trecho de asfalto e não vai parar nisso. Vamos continuar, pois ainda temos obras para concluir no bairro. Temos o Canal de Marte, obra esta que, quando assumimos, já havia sido iniciada e era apenas uma correção do canal, tivemos que intervir. Já finalizamos o processo de licitação. Além dos 400 metros do canal será realizada a pavimentação e drenagem para dar sanitariedade à população", pontuou o secretário Ruy Cabral.

Texto: Lucas Rocha (Ascom Seop)