Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

CIOp atinge marca de 1 milhão de chamadas na Região Metropolitana em um ano

Dispositivo ajuda a combater infrações em Belém e demais cidades da região

Por André Macedo (SEGUP)
10/01/2024 08h00

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou ontem o balanço das ocorrências registradas em todo o ano de 2023 no Centro Integrado de Operações (CIOp), vinculado à Segup. Ao todo foram 1.053.879 chamadas recebidas na central somente na Região Metropolitana de Belém.

Perturbação do sossego alheio é a ocorrência campeã, alcançando 41% das ligações. A segunda é violência doméstica (11%), seguida por ameaça (4%), mediação de conflito (3%) e vias de fato (3%). Do total de chamadas recebidas, 94% (995.183) foram atendidas e concluídas – uma média de 82,9 mil ligações por mês, e mais de 2,7 mil ligações por dia para a central 190.

De acordo com levantamento interno do Ciop, de janeiro a dezembro, foram registrados 11.304  trotes/ligações falsas, uma média de 942 trotes por mês e 30 ligações diariamente para a central. Apesar dos números, em comparação a 2022, que no mesmo período contabilizou 8.330 ligações falsas, houve um aumento de 36% nesse tipo de ligação.

Para o combate a esta prática, o Centro já conta com uma importante ferramenta no sistema Sinesp/CAD que bloqueia números caracterizados como trote. Para somar a esta ferramenta, desde o dia 4 de janeiro entrou em vigor a lei estadual nº 10.313/2024 que penaliza quem for identificado realizando falsa comunicação por meio dos canais de denúncia. A medida, sancionada pelo governador Helder Barbalho, determina que o autor da prática criminosa ficará sujeito à multa de no mínimo R$ 500 até R$ 10 mil por cada trote - sendo que o pagamento do valor não anula outras punições nos âmbitos civil e penal. 

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o dispositivo é mais uma forma de combater infrações. “O serviço de urgência e emergência da segurança pública, seja de 190 ou 193, é um serviço especial e importantíssimo para a população. Temos agora uma lei que disciplina isso e também permite com que apliquemos multas àqueles que passam trote. Infelizmente, ainda temos situações dessa natureza em que pese que tenhamos reduzido nos últimos anos muito fortemente esse número de trotes. Então é importante ter a lei porque é mais um mecanismo que podemos coibir o trote”, destacou Ualame.

Modernização - O funcionamento do CIOp ocorre ininterruptamente nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis. Nos últimos anos, o Centro avançou com novas ferramentas e melhorias estruturais. “Avaliamos as ações do Centro Integrado de Operações em 2023 positivamente, principalmente no atendimento às chamadas de urgência e emergência na Região Metropolitana de Belém, que chegou a 23% a mais em comparação a 2022. Pois tivemos avanços significativos na Central Atendimento através do Call Center, como, alerta escola, alerta mulher com medidas protetivas e o alerta dos veículos de aplicativos cadastrados”, avaliou o diretor do Ciop, coronel Francisco Nóbrega.

Segundo ele, houve ainda avanços estratégicos na parceria com o serviço Samu e Corpo de Bombeiros, aumento nas câmeras de videomonitoramento espalhadas pela RMB, que dão suporte técnico e operacional. No interior, onde há a coordenação de 13 municípios com Núcleos Integrados de Operações (Niops) e das Centrais de atendimento e Despacho (Cad) também, afirma o diretor, houve melhorias significativas.

“Avançamos ainda, com entregas e reconstruções nos NIOp’s e CAD’s. Bem como, a ampliação do cartão programa do Pró Mulher Pará no interior do Estado, com objetivo de atender e visitar as mulheres que acionaram 190 repetidamente, de maneira preventiva e ostensivas, através das viaturas de cor rosa, com objetivo de diminuir e acabar com a violência contra mulher”, disse.