Governo inaugura núcleo do Pará Aquático e academia ao ar livre em Conceição do Araguaia
O Pará já soma 400 alunos de canoagem de velocidade. Adolescentes e jovens das quatro regiões do estado vêm sendo contemplados com aulas do projeto Pará Aquático. Neste domingo (18), Conceição do Araguaia foi o quinto município a receber o núcleo do projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a prefeitura municipal. O núcleo recebeu dez caiaques k-1 escola, dez remos de pá dupla, três raias de 200 metros e 12 coletes salva-vidas.
O projeto foi elaborado levando em consideração o potencial hidrográfico do Pará, como o Rio Araguaia, que banha sete municípios só dentro do Pará, sendo relevante para a cultura e economia da região. O cronograma das aulas é montado de acordo com a realidade de cada lugar, com avaliação de clima e níveis dos rios.
“O fomento do esporte nunca foi tão forte no nosso município, além da revitalização de uma praça importante. Vamos retribuir essa parceria formando atletas, daqui sairão campeões brasileiros e também teremos uma população mais saudável. Com um estado tão grande como o nosso, ver os projetos de governo chegando aqui no sul, a mais de mil quilômetros da capital, é muito bom”, ratificou Jair Martins, prefeito de Conceição.
As aulas de natação, primeiros socorros e canoagem são ofertadas para meninos e meninas de 13 a 18 anos e atendem até 80 alunos por núcleo. Os professores são profissionais de educação física do próprio município, que passaram por capacitação técnica em dezembro, também realizada pela Seel.
“Estamos conseguindo dar um grande passo nesse projeto, superou nossas expectativas. Queremos revelar grandes talentos, formar atletas de rendimento e conseguir colocar o nome do estado nas Olimpíadas. Vamos fortalecer a modalidade nos quatro cantos do Pará”, reiterou Renilce Nicodemos, titular da Seel.
A previsão é que mais três cidades recebam as ações de implantação do projeto, que já possui núcleos em Santarém, Oriximiná, Senador José Porfírio e Portel.
Esporte e lazer
O Governo do Estado também inaugurou em Conceição do Araguaia uma academia ao ar livre e um parquinho infantil, projetos que contaram com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Wladimir Costa e foram executados pela Seel. O complexo leva o nome de um importante radialista da cidade, que faleceu recentemente, José Alano Mourão de Almeida, o Zé Alano.
“Não tínhamos um lugar para trazer as nossas crianças, nem para fazer alguma atividade física, agora temos lugar para se exercitar e brincar com os filhos. A orla da cidade ficou mais bonita, teremos mais um atrativo na cidade”, afirmou Sabrina Santos, estudante no município.
Os 12 aparelhos duplos da academia são todos de aço inoxidável, ou seja, possuem maior resistência à corrosão e calor, com durabilidade superior ao aço comum. Fato que irá gerar um menor custo de manutenção à prefeitura municipal. O investimento na academia foi de R$ 85.237,50, e no parquinho de R$ 34.675,00, com cinco equipamentos também em aço inoxidável.