Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE

Regional do Marajó encerra 2023 com a realização de aproximadamente 315 mil atendimentos aos usuários marajoaras

O HRPM manteve, pela terceira vez consecutiva, sua certificação de hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação

Por Governo do Pará (SECOM)
29/12/2023 14h34

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, destaque em assistência de média e alta complexidade à população da região, ao longo de 2023, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar realizou cerca de 315 mil atendimentos entre serviços mais relevantes, como consultas, exames, partos, cirurgias, internações, transfusões de sangue, intervenções do serviço social, sessões de fisioterapia, atendimentos de psicologia hospitalar e fonoaudiologia.

Neste período, a equipe multiprofissional do HRPM  garantiu  314.431 atendimentos, entre eles 3.277 internações; 3.199 cirurgias; 189.697 exames gerais; 4.870 atendimentos de Urgência/Emergência; 1.786 transfusões de sangue; 433 partos; 20.168 sessões de fonoaudiologia; 30.472 atendimentos de fisioterapia; 4.038 atendimentos de psicologia; 11.937 atendimentos no Serviço Social e 4.708 sessões de hemodiálise. Para aprimoramento dos profissionais e qualidade dos serviços prestados, o HRPM realizou 370 treinamentos, totalizando 23.097 horas e 30 minutos de treinamento.

Entre os pacientes satisfeitos com os serviços do HRPM, está Maria Izolina Pinheiro, 42 anos, que precisou de um atendimento para seu filho. "Só tenho agradecimentos. Meu filho chegou em estado grave de saúde e, desde que iniciou o tratamento no HRPM, está apresentando melhora e sendo bem tratado pelos profissionais. Sou muito grata a cada profissional e por tudo que o hospital tem feito por ele. Já ganhou até presentes da equipe. Só tenho a agradecer”, finalizou a lavradora.

Gestão por excelência – Em 2023 o HRPM manteve, pela terceira vez consecutiva, sua certificação de hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A manutenção do reconhecimento nacional da ONA 1, atesta que a instituição é considerada ‘Acreditada’, ao cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos, o que gera mais segurança na assistência aos usuários atendidos. A certificação é resultado da auditoria realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Rafaela Valente, gerente Assistencial do HRPM, reforça os avanços na oferta dos serviços públicos à população Marajoara no ano de 2023, garantindo uma assistência de qualidade e segura. “Este ano, a equipe multiprofissional do HRPM registrou um número significativo de atendimentos, porém trabalhamos por todo o ano, novos modos de aprimorar o que já era bom em prol de proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado. Destaca-se, no setor de Urgência/Emergência, a implementação do Protocolo de Manchester, que reduziu a superlotação, o tempo de espera para atendimentos prioritários, garantindo assim, qualidade de trabalho e satisfação dos usuários”, pontuou a gestora.

Valente acrescenta que para 2024, o HRPM prepara o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores, além dos processos assistenciais para caminhar ao Nível 2 de Acreditação da ONA.

A administração do HRPM recebeu, pelo 6º ano consecutivo, a certificação de cozinha Green, pelo programa Green Kitchen, que contempla instituições que oferecem uma refeição, além de saborosa, de qualidade, utilizando recursos que não prejudiquem o meio ambiente, livre de aditivos químicos, bem como a certificação GHG Protocol, que incentiva a cultura corporativa de inventário de emissões de gases no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, objetivando proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Isso não é tudo. concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SP), o Hospital Regional Público do Marajó conquistou, pela segunda vez, certificado de Menção Honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2023”, iniciativa que reconhece projetos para preservação do meio ambiente em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sustentabilidade - O HRPM, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), participou do projeto “Guardião Azul” que é  campanha nacional que elevou o patamar da gestão sustentável na saúde e, em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas pelo HRPM, entre elas, ações para redução do consumo de energia elétrica, substituição de copos descartáveis, ponto de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas, visita comunitária na horta do HRPM, visita na horta com as crianças internadas nas Enfermarias do hospital, Horta hospitalar na escola. Com 68 pontos, o HRPM conquistou o 4º lugar na corrida ambiental do projeto “Guardião Azul”.

Inovação – Inspirado no projeto TeleUTI, executado pelo Hospital Sírio-Libanês, sediado em São Paulo (SP), o HRPM incrementou em seus serviços a utilização da plataforma Tele Rounds, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que é  resultado de parceria com o Governo Federal e HRPM. A iniciativa visa promover o aprimoramento profissional entre as equipes dos hospitais participantes, possibilitando a discussão de casos e aplicação de novos protocolos no tratamento.

Procedimentos Cirúrgicos - Como destaque, o HRPM realizou, este ano, cirurgias ortopédicas de grande porte, a Artroplastia de quadril, que beneficiou os usuários da região do Marajó, restabelecendo suas atividades do dia a dia, além do alívio de dores e melhora nos movimentos físicos.

Humanização – O Hospital Regional Público do Marajó, desenvolveu ainda inúmeras iniciativas de humanização destinadas aos colaboradores e usuários, por meio do GTH, entre elas, comemorações de aniversário de usuários, que tem o intuito de fortalecer a relação entre a instituição e os pacientes, além de oficinas com pequenos usuários e palestras com temáticas de educação em saúde.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço:

O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro, Breves.
Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim