Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em 2023, Centro de Inclusão e Reabilitação ultrapassa 320 mil atendimentos e conquista premiações

Os avanços refletem a excelência no atendimento oferecido pelo CIIR à pessoa com deficiência visual, física, auditiva e intelectual

Por Pallmer Barros (CIIR)
29/12/2023 14h25

Profissionais do CIIR contribuem para melhorar a qualidade de vida dos usuáriosAo final de 2023, a gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, registra mais um ano com diversos serviços de saúde ofertados à população. Uma eficiência que resultou em premiações nacionais e internacionais. São conquistas que confirmam a excelência no atendimento centrado na pessoa, que culminaram em 320.264 atendimentos e procedimentos voltados para Pessoas com Deficiência (PcD).

Entre os avanços, destaca-se o programa “Doenças Ortopédicas na Infância”, do qual o CIIR é um dos parceiros para execução. Suas atribuições dentro do programa do governo do Estado garantem ao usuário todo o atendimento ambulatorial, que inclui pré e pós-operatório. A instituição totaliza mais de 18 mil atendimentos desde 2020, quando o programa foi iniciado; mais de 50 mil exames e quase 2 mil encaminhamentos efetivados.Terapias com ludicidade deixam os acompanhamentos mais divertidos

O Centro também entregou 100 próteses oculares para  reabilitandos com cavidade anoftálmica, pessoas não que possuem o globo ocular. Para esta ação, o Laboratório de Prótese Ocular (LPO) oferta serviços diferenciados e de alta qualidade em todas as fases de confecção das próteses.

Certificado – Para o CIIR, 2023 foi marcado pela manutenção da certificação canadense Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a instituição do Governo do Pará como a única da rede pública, no Norte e Nordeste do Brasil, e uma das poucas no País, no quesito Ambulatório 2, que se destaca pela inovação e pelos padrões globais de atendimento aos usuários.

Aplicado em mais de 40 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atender aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A certificação é concedida pelo Accreditation Canadá, uma organização independente que se dedica a avaliar e acreditar a qualidade e segurança dos serviços de saúde em nível internacional.Palestras educativas foram oferecidas à comunidade atendida pelo CIIR

Premiações – O CIIR começou o ano entre as seis instituições de saúde pública do Governo do Pará que participaram do projeto nacional “Guardião Azul”, uma campanha do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e da vida, por meio da “Corrida Ambiental”. O CIIR ficou em 2º lugar, com 75 pontos.

Ainda em âmbito nacional, o CIIR conquistou reconhecimento na 10ª edição do Prêmio “Excelência da Saúde 2023”, na categoria Enfermagem, com o case “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em um Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista: relato de experiência da enfermagem na gestão do cuidado”. O evento homenageou as instituições que mais se destacaram nos últimos 12 meses.

No cenário internacional, em outubro, em Boston (Estados Unidos), o Governo do Pará participou da Conferência Internacional Planetree, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sendo representado pelo CIIR, que conquistou o primeiro lugar na categoria Pôster, com o Projeto “Meninos do Rio”, canoagem adaptada e stand up paddle para Pessoas com Deficiência (PcD), e ficou em segundo lugar na categoria Vídeo, com o Projeto “Saúde Por Todo o Pará Nos Territórios Indígenas”, conduzido pela Sespa. Entre 2021 e 2022 houve sete expedições do Projeto, garantindo mais de 12 mil atendimentos para os povos indígenas paraenses, de nove etnias.

O evento reúne anualmente profissionais de vários países, premiando projetos e ações de saúde, e incentivando o compartilhamento de boas práticas e inovações na área da saúde pública e particular. A maioria das instituições que concorreram nas categorias indicadas era da rede particular. O Pará foi o único participante com serviços de saúde da rede pública.

Ações – Durante o ano, por intermédio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o CIIR promoveu mais de 300 ações para profissionais, usuários e seus acompanhantes. Entre os beneficiados estavam Maria Oliveira, 52 anos, que há dois anos acompanha o filho, Lucas Oliveira, 15 anos, para atendimento no Centro. Em 2023, ele participou de ações de educação em saúde e eventos de datas comemorativas, conduzidas pelo GTH e o setor de Arte e Cultura.

“Eu adoro estar neste local não somente pelo atendimento, mas pela programação divertida e humanizada oferecida pelo CIIR. Sempre acompanho o Lucas em atendimento. Acho interessante as parcerias entre o CIIR e várias instituições públicas e privadas, e ONGs, que levaram diversão e, ao mesmo tempo, conscientização sobre várias temáticas ao longo deste ano”, disse a moradora de Benevides, município que integra a Região Metropolitana de Belém (RBM).

A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, reconhece o empenho de cada profissional da instituição para oferecer assistência segura, de qualidade, humanizada e voltada às necessidades individuais, ajudando os usuários a desenvolver conhecimentos, aptidões e confiança.

“Isso que torna nossa instituição diferenciada. Somados aos esforços de um valioso time, resultou em todos os reconhecimentos nacionais e internacionais neste ano. Aos usuários e acompanhantes, o nosso compromisso em manter a melhor experiência possível nessa jornada do cuidado, assegurando uma assistência de excelência a todos”, afirmou a gestora, ressaltando os agradecimentos ao apoio do Governo do Pará, por intermédio da Sespa.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.