Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Jean Bitar encerra 2023 com mais de 465 mil atendimentos e mantendo padrão de qualidade

A unidade também atingiu a marca histórica de mil cirurgias bariátricas pelo Programa 'Obesidade Zero', ciado pelo Governo do Pará

Por Marcelo Zeno (HJB)
28/12/2023 19h12

A unidade presta assistência em média e alta complexidade a usuários transgêneros e com obesidadeO Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, concluiu o ano de 2023 mantendo a qualidade, segurança e humanização na prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade do governo do Estado - administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) -, de janeiro a novembro efetivou 465.186 atendimentos, que resultaram em mais de 97% no índice de satisfação dos usuários.

Do início do ano até o mês passado, foram registrados 66.357 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 2.952 internações, 3.624 cirurgias, 380.253 exames gerais e 12 mil sessões multiprofissionais.

Giovani Merenda, administrador do HJBEntre os avanços e conquistas, o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, agradeceu aos colaboradores e usuários pelo trabalho concretizado este ano. “Agradeço a todos que fazem parte de nossa família HJB, principalmente pela dedicação e empenho prestados a todos que nos procuram. Vocês, equipe Jean Bitar, são realmente espetaculares, e nos orgulhamos disso! Desejo que o Ano Novo que se aproxima seja recheado de boas novas, de resultados maravilhosos à nossa equipe, e que assim estes se transformem em resultados na vida da cada um e, principalmente, aos usuários e acompanhantes do Hospital Jean Bitar”, disse o administrador hospitalar.

Com ênfase na melhoria contínua da assistência prestada aos usuários, a gestão do HJB, com apoio da Sespa, destaca alguns avanços em 2023:

- A unidade ficou em 3º lugar na corrida ambiental do Projeto “Guardião Azul”, promovido pelo INDSH para elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, no âmbito de hospitais que atendem exclusivamente pelo SUS, e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no Brasil.

- Realização da I Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica.

- Aquisição de novos equipamentos de tecnologia avançada que contribuem para a melhoria do tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.

- Pelo 5º ano consecutivo, a unidade hospitalar é reconhecida nacionalmente pelo padrão de qualidade na produção de alimentação saudável, com a conquista do selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da Universidade de São Paulo (Fupam/USP).

- Pioneirismo no Norte do País a participar do projeto Impacto MR-PAV - um estudo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc) - que visa validar a aplicação dos critérios diagnósticos e epidemiológicos de Eventos Associados à Ventilação Mecânica (EAV) nas Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV), notificadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Melhorias na estrutura física da unidade hospitalar, além de aquisição de equipamentos de suporte médico-hospitalar e mobiliário, beneficiando os usuários assistidos, inclusive aqueles em tratamento da obesidade, que se encontram no processo pré-operatório de cirurgia bariátrica.

- Marca histórica de mil cirurgias bariátricas pelo Programa de Governo “Obesidade Zero”, executado pela equipe multiprofissional.

- Renovação da certificação nacional ONA 2, pela qualidade e segurança no atendimento aos usuários.

- Comemoração pelos 12 anos de funcionamento, com investimentos em infraestrutura e projetos.

- Recebimento, pela terceira vez consecutiva, do certificado de Menção Honrosa “Amigo do Meio Ambiente 2023”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, na 16ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) 2023.

- Certificação da Fundação Hemopa por promover campanhas de incentivo à doação de sangue, que atenderam a mais de 2 mil pacientes internados na rede hospitalar paraense.

Agradecimento - O paciente Lindomar Costa, 31 anos, morador do município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste, que fica a quase 240 km da capital paraense, disse estar satisfeito com o atendimento recebido. “Há três anos eu uso os serviços do Hospital Jean Bitar, onde fiz cirurgias, e hoje faço acompanhamento com o cirurgião. Não tenho outra palavra que não seja ‘gratidão’ pela equipe do Hospital, que tem compromisso com os usuários. Eu tenho muito carinho por todos. Sempre divulgo os serviços para as pessoas da minha cidade”, reforçou o usuário.

Equipe multiprofissional atua para manter os serviços especializados do HJBO Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

Serviço: O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.