Hospital Regional da Transamazônica entrega kits de cuidados básicos a pacientes
Pacientes internados no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA) recebem kit de cuidados básicos que auxiliam na higiene pessoal durante o período de internação hospitalar. Ao ser admitido para realizar cirurgia, o paciente além de seguir o protocolo clínico, recebe o Kit Cuidar que contém itens como pente, sabonete, cotonete, creme dental, um frasco de álcool gel e shampoo. A iniciativa integra as ações de humanização desenvolvidas pela gestão da unidade de saúde, gerenciada pelo Instituto ACQUA em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (SESPA).
Um dos pacientes internados na clínica cirúrgica, João Barros, 70 anos, natural de Medicilândia, distante 90 quilômetros de Altamira, relatou que ficou emocionado ao receber o Kit Cuidar. “É a primeira vez que recebo um presente de um hospital. Fico até feliz”, disse.
Paula Assis, diretora-executiva do Instituto ACQUA, destacou a importância da iniciativa. “Nossa missão é que cada paciente ao ser admitido no Hospital da Transamazônica possa sempre ter um ambiente acolhedor e humanizado. Por isso, além de todo o cuidado técnico ofertado pelas equipes médicas, de enfermagem e multiprofissional, cada paciente que passa por cirurgia terá ainda a oportunidade de ter itens para seu cuidado básico”, mencionou.
O HRPT atende mais de 20 especialidades médicas. É o único da região que realiza procedimentos e cirurgias de alta e média complexidade para moradores de 9 municípios da região do Xingu: Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Medicilândia, Anapu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Uruará e Pacajá, que juntos somam mais de 500 mil habitantes.
Balanço - O Hospital da Transamazônica contabilizou este ano, 208.261 atendimentos, sendo 22.846 consultas médicas; SADT chegaram a 136.943, internações contabilizaram 3.293. Cirurgias foram 3.687, atendimentos de urgência contabilizaram 6.714, consultas multidisciplinares 1.234, diagnóstico de triagem Neonatal 209, além de atendimentos fitoterápicos, hemodiálise e procedimentos cirúrgicos em mutirão.
Hoje, a unidade conta com 97 leitos de internação, sendo 5 de UTI Pediátrica, outros 5 de UTI Neo Natal e 9 na UTI Adulto. A Hemodiálise é outro atendimento ofertado no hospital. São 19 máquinas que fazem o tratamento de pelo menos 125 usuários cadastrados no Programa de Hemodiálise, do HRPT. Os pacientes realizam, em média, 4 horas de hemodiálise três vezes por semana. Tudo de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o diretor do HRPT, Carlos Vinicius Ribeiro, houve ampliação no atendimento e no número de cirurgias: “A nossa ampliação neste primeiro ano trouxe novas especialidades médicas. A cirurgia de buco-maxilo-facial passou a ser ofertada aqui no hospital na gestão do Instituto Acqua. Também tivemos um aumento de 30% no número de cirurgias. Temos certeza que no ano que vem vamos melhorar ainda mais no atendimento aos pacientes.”
Texto: Ascom/HRPT