Projeto 'Comemorando com Alegria' celebra aniversário de usuários internados no HGT
O projeto transforma o ambiente que muitas vezes é de um cenário desafiador, em um espaço mais leve, acolhedor e repleto de alegria e esperança
Com o projeto "Comemorando com Alegria", o Hospital Geral de Tailândia (HGT) transforma o que muitas vezes é um cenário desafiador, em um ambiente mais leve e repleto de alegria e esperança através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O projeto tem como objetivo proporcionar momentos especiais e celebrações aos pacientes internados em datas tão significativas como seus aniversários.
Adão da Conceição, internado há 54 dias na unidade hospitalar, completou na última terça-feira (26), 78 anos. E, o idoso fez um pedido especial para o seu aniversário. Adão queria a presença dos integrantes do coral da igreja que frequenta durante esse momento especial. Em demonstração de dedicação à humanização no cuidado hospitalar, o GTH mobilizou os integrantes do coral e familiares, transformando a área arborizada do HGT em um cenário de alegria e celebração à vida.
A festa surpresa, realizada no quiosque do hospital, teve a participação da esposa, filhos e amigos do seu Adão. Com base nas orientações da equipe de nutrição do HGT, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) preparou um bolo funcional de chocolate, tornando a comemoração além de cuidadosa, diante das restrições alimentares do aniversariante, muito saborosa.
Durante a festa, o paciente expressou sua gratidão à equipe do HGT. "Obrigado a todos pela presença e pela paciência que vocês têm comigo, durante minha internação. Que Deus abençoe cada um de nós", expressou o usuário.
O momento de confraternização foi marcado por cânticos de louvor. Colaboradores da Clínica Médica/Cirúrgica, familiares e amigos se uniram para levar carinho e apoio ao aniversariante, criando um ambiente propício para fortalecer laços.
"Estamos muito alegres e satisfeitos, pois pudemos nos alegrar juntos. Vimos o empenho da equipe em dar alegria ao paciente. Estar no hospital não é fácil, mas transformar esse momento de tristeza pela internação dele em alegria e comemoração, união e harmonia, foi muito bom. Parabéns pelo trabalho, por levarem alegria em momentos em que muitos pacientes se sentem tristes", comentou Isaias da Conceição, filho de Adão.
Em conformidade com o Programa Nacional de Humanização (PNH), o projeto proporciona o acolhimento que é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre os serviços, colaboradores e usuário com sua rede socioafetiva, além de praticar a diretriz de ambiência, que consiste em oferecer espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade ao proporcionar mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.
A coordenadora do GTH, Patricia Manfredi, enfatiza que a dedicação e o comprometimento de cada membro do grupo e de todos os envolvidos são um testemunho do poder transformador que a humanização pode ter em um ambiente hospitalar.
"Nosso projeto visa não apenas celebrar aniversários, mas também proporcionar momentos de leveza e felicidade a pacientes que enfrentam desafios de saúde no HGT, assim como o usuário Adão, destacando a importância da humanização no ambiente hospitalar, reconhecemos o valor não apenas da recuperação física, mas também do apoio emocional. É mais do que um evento isolado. É uma expressão tangível do compromisso contínuo do HGT em colocar o paciente no centro do cuidado", ressaltou a profissional.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Texto de Andrey Silva /Ascom HGT