Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NUTRIÇÃO

Cardápio natalino é servido aos pacientes do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

A ação tem o objetivo de trazer o clima de Natal aos pacientes que estão em tratamento na instituição

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
24/12/2023 13h51

A alimentação é uma das memórias afetivas trazidas pelas comemorações de final de ano, com comidas e temperos típicos do período. Como forma de minimizar os efeitos da internação nessa época de festas, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, preparou um cardápio especial para pacientes, acompanhantes e servidores.

“No Natal, tentamos contemplar esse público, trazendo uma memória afetiva dos alimentos, comumente consumidos nas datas festivas”, afirma Lorena Cunha, chefe de nutrição do HC. “E aos funcionários que precisam estar de plantão, ter uma alimentação diferenciada para comemorar com a equipe, a fim de minimizar a ausência com seus familiares”, destaca a nutricionista.

A dona de casa Eliette Souza Landinho, de 49 anos, natural do município de Marabá, está internada desde 29 de novembro. Ela passará por uma cirurgia em breve. Ela diz que a ceia de Natal é uma tradição familiar e que poder receber um cardápio com comidas típicas natalinas, durante sua internação, é importante para sua autoestima.

“Em casa, todos os anos, minha mãe faz a comida e a gente ajuda com outras coisas, aí reúne todo mundo, cada um leva alguma comida, porque a união faz a força”, declara Eliette, com um sorriso no rosto. “Então para mim é muito importante, eu me sinto considerada, a gente está fora de casa, e saber que iremos ter comidas natalinas me faz sentir com a autoestima elevada”, afirma.

Para a psicóloga Patrícia Diniz, a ação é importante, pois favorece bem-estar e minimiza os desconfortos da internação. 

“Essa sensibilização que houve em torno desse aspecto da alimentação, nesse período, é muito importante, pois esses pacientes não vão poder usufruir do encontro familiar como de costume, então, isso gera um aspecto de maior vulnerabilidade emocional, e humanizando esse momento, a gente consegue favorecer um equilíbrio, consegue dar um conforto para o paciente, que certamente reverbera na saúde dele como um todo”, destaca.

Na véspera de Natal, neste domingo, 24,, será servido peru e dia 25, no natal, Chester. No ano novo será servido bacalhau com arroz de lentilha, além de rosca natalina, taça da felicidade e frutas como uvas e ameixas.

Ação durante o mês de dezembro: a nutricionista Lorena Cunha afirma que a equipe do serviço de nutrição colaborou com todos o setores nas festas de confraternizações, através de kits lanches solicitados pelas equipes, durante todo o mês. 

“Os kits lanches foram atendidos conforme a demanda do setor e de acordo com as características de cada clínica, onde ofertamos alimentos assados, evitando alimentos embutidos”, afirma.

Texto da Ascom HC