Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO HUMANIZADO

Amigo da Criança, Materno-Infantil de Barcarena humaniza atendimento para mães e bebês

Profissionais utilizam método Canguru, que promove o contato direto do recém-nascido com a mãe. Em 2023, a unidade realizou quase 47 mil atendimentos, entre exames e consultas

Por Ascom (Ascom)
22/12/2023 16h49

"Tinha escutado relatos de partos dessa forma e gostei muito. Quando eu entrei na banheira, estava nas últimas. Sem dúvida, a água me ajudou muito a relaxar e a diminuir as contrações na hora do expulsivo". 

O relato é de Amanda França, de 20 anos. Ela e o esposo, Jheferson da Paixão, 30 anos, decidiram em janeiro deste ano que iriam receber o pequeno Peter Paulo França Almeida em um parto na água, que foi realizado no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na Região do Baixo Tocantins.

O bebê nasceu medindo 47 centímetros e pesando 2.800kg. E a chegada dele, por esta técnica, significou a realização de um sonho para o casal. "Foi incrível. Um momento único. A gente se sente fazendo parte dele, junto com a nossa parceira. Já tínhamos ouvido falar sobre o método e era também um desejo nosso. Não tem como explicar. Somente vivenciando para saber o que é aquilo", lembrou o pai.

Já Rosimeire Ramos da Silva teve a oportunidade de ficar bem pertinho não só de um bebê, mas de dois durante a internação na unidade. Em junho deste ano ela teve gêmeos prematuros, com 32 semanas de gestação, no município de Capanema, nordeste do estado. Os pequenos precisaram ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMIB, onde ficaram em recuperação. 

Acompanhando o tratamento dos filhos, ela participou do "Método Canguru", que possibilita o contato direto das crianças com as mães e pais, aumentando o vínculo familiar para os recém-nascidos e promovendo uma assistência mais humanizada para toda a família. "Foi uma emoção tão grande quando eu segurei os meus bebês pela primeira vez no meu colo, através do 'método canguru'. Sou quilombola e moro na comunidade Três Voltas, na zona rural de Santa Luzia do Pará e viajamos para tão longe, que eu nem sabia onde estava. Agradeço muito por ter tido essa oportunidade", afirmou a mãe dos pequenos.

O Materno-Infantil de Barcarena é referência para o atendimento de média e alta complexidade de mães e bebês, ofertando uma experiência humanizada aos usuários. Em 2023, a unidade realizou um total de 46.952 atendimentos, contando os exames, as cirurgias e as consultas médicas, entre pediatria clínica, cardiologia, cirurgia obstétrica e ginecológica, além de outras especialidades.

"Ficamos muito felizes de promover grandes momentos a essas famílias. Mais do que a recuperação das mães e dos bebês, criamos experiências aqui que vão ficar marcadas para sempre na vida dos nossos pacientes e acompanhantes. E a ideia é essa, sempre promover o melhor atendimento, com humanização e excelência", ressaltou a gerente assistencial da unidade, Kérina Quaresma.

Hospital Amigo da Criança – Desde 2021, o HMIB é certificado pelo Ministério da Saúde como o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A maternidade é o 11º hospital a obter o título no Pará e a primeira da Região do Baixo Tocantins. 

O título significa que a unidade cumpre os "Dez Passos" para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e os critérios de habilitação estabelecidos pela Portaria nº 1.153/2014.

Este ano, colaboradores foram capacitados, entre equipe multiprofissional, administrativa e enfermagem, sobre a iniciativa, com módulos de ensino que foram ofertados na instituição. A qualificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) tem como principal objetivo informar os colaboradores sobre a importância da amamentação exclusiva em detrimento a outros tipos de alimento.

"Buscamos sempre qualificar os nossos profissionais para melhor atender nossos pacientes. Os números, as histórias, tudo isso só mostra o quanto o esforço e a dedicação dos nossos colaboradores têm valido a pena no tratamento e na recuperação dos pequenos e das mães que chegam na unidade. Somos, com muito orgulho, um hospital 'Amigo da Criança', que oferta um serviço humanizado e de qualidade", destacou o diretor executivo do HMIB, Sérgio Félix.

Serviço - O público-alvo do HMIB é de mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, está localizado na cidade de Barcarena, a 114 km de distância da capital Belém.