Câmara Técnica de Bioeconomia é destaque em reunião do Comitê Executivo do FPMAC
Na programação do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC 2023), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta quinta-feira (21), uma reunião do Comitê Executivo do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática, com foco em bioeconomia. Na ocasião, foi destacada a criação da Câmara Técnica de Bioeconomia no âmbito do comitê.
Estratégica para o Estado, a Bioeconomia conta com um Plano Estadual inédito no país, pioneiro e inovador tanto no impacto que pretende alcançar, demonstrando que é possível promover crescimento econômico e inclusão social tendo a biodiversidade como aliada estratégica, quanto em termos de processo de construção.
Ronaldo Amanayé, coordenador do Comitê Executivo do Fórum Paraense de Mudança e Adaptação Climática e representante da Federação dos Povos Indígenas do Pará, adiantou providências que estão sendo tomadas no âmbito do comitê.
“Foi feito um informe sobre a garantia e a participação de mais populações indígenas e comunidades tradicionais no Comitê Executivo e também foi apresentada a minuta de instalação da Câmara Técnica de Bioeconomia”, disse Ronaldo.
Calil Pacheco, do Núcleo de Governança das Águas e do Clima, destacou os avanços registrados no comitê. “A Semas fica muito contente em participar e preparar o fórum e auxiliar o comitê do FPMAC nesse dia de eventos importantíssimos para o meio ambiente. Então hoje demos visibilidade à sociedade sobre a criação da Câmara Técnica de Bioeconomia. Em breve, divulgaremos o edital de chamamento das instituições para que componham a câmara e fortaleçam as ações do Estado nesse tema”, disse.
Texto: Vinicius Silva - Ascom Semas