Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADO E PREVENÇÃO

HJB adere ao Dezembro Vermelho e orienta sobre prevenção de HIV/Aids e outras infecções

A unidade hospitalar vem realizando ações de educação em saúde e orientando sobre o fluxo também para pacientes diagnosticados com IST's

Por Marcelo Zeno (HJB)
21/12/2023 16h53

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, adere à campanha nacional "Dezembro Vermelho" que alerta a população sobre a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce  do HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). A unidade hospitalar vem realizando ações de educação em saúde e orientando sobre o fluxo também para pacientes diagnosticados com IST's.

Hoje, o Estado do Pará conta com Centros de Testagem e Acolhimento (CTA), oferecendo serviços de exames e diagnósticos para doenças sexualmente transmissíveis, como as DSTs, Sífilis, HIV e Hepatites, além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que presta assistência ambulatorial às pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS/SIDA) - HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

O HJB possui um fluxo para pacientes internados diagnosticados com HIV/Aids e IST's.

A médica infectologista do hospital, Barbara Vasconcelos, explica como funciona o acolhimento do portador. "Qualquer paciente do ambulatório ou internado nas clínicas ou UTI, diagnosticado com o vírus, eventualmente na alta, pode ser encaminhado para um SAE. Dentro do primeiro atendimento o paciente é recebido por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, enfermeiro, assistencial social, para que ele entenda sua patologia, visando sua  adesão ao tratamento".

Com o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), a unidade hospitalar disponibilizou, para usuários e colaboradores, preservativos e informativos sobre diagnóstico e prevenção de Sífilis e HIV, na Recepção de internação e Ambulatorial da unidade hospitalar.

O usuário Antônio Santos, de 49 anos, músico da cidade de Ourém, município do nordeste paraense que fica 191 km da capital, estava marcando consulta para o irmão e aproveitou a oportunidade para saber mais sobre a temática do "Dezembro Vermelho". "Muito boa essa iniciativa de orientar, pois muitas pessoas não têm noção do perigo que é, transmitir uma DST, principalmente os jovens que fazem relação desregradamente. Eu sou casado, mas eu e minha esposa tomamos todos os cuidados".

O HJB também oferta, regularmente, testes rápidos sorológicos, tanto para pacientes internados, quanto para os funcionários, em casos de acidentes de trabalho.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
 

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB