Coral de Natal leva esperança e alegria aos pacientes do Regional de Marabá
A Cantata de Natal, organizada pela Comissão de Humanização do hospital, contou com a participação do Coral da 1ª Igreja Batista de Nova Marabá
Nesta semana, pacientes e seus familiares foram tomados pelo clima natalino presente nos corredores do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), no município de Marabá. No espaço, os usuários, familiares e colaboradores se emocionaram com a apresentação do Coral de Natal, que levou alegria, solidariedade, esperança e compaixão.
Flávio Marconsini, diretor executivo do HRSP, enfatizou a importância da humanização no ambiente hospitalar. "Nosso objetivo vai muito além do tratamento médico, aqui buscamos oferecer não somente os cuidados físicos, como também apoio emocional aos nossos usuários. Acreditamos que além da cura do corpo, atender às necessidades emocionais dos pacientes é crucial para impulsionar sua plena recuperação", destacou.
A Cantata de Natal, organizada pela Comissão de Humanização do hospital, contou com a participação do Coral da 1ª Igreja Batista de Nova Marabá. Suas melodias não apenas iluminaram o ambiente hospitalar, mas também trouxeram a magia e a alegria do espírito natalino, proporcionando a todos os presentes conforto e acolhimento aos pacientes.
Raquel Medeiros, moradora de Marabá, internada para tratamento cirúrgico na unidade do Governo do Pará, expressou gratidão diante da apresentação. "Ao ouvir o coral começar a cantar, foi como se um raio de esperança iluminasse meu coração. Aquelas vozes trouxeram uma sensação de paz que eu realmente estava precisando", explicou.
Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, destaca a importância dos efeitos positivos das iniciativas de humanização no tratamento dos pacientes. "A música tem esse poder incrível de tocar os corações e aliviar as dores, mesmo que por alguns momentos. Ver o impacto positivo que uma simples apresentação pode ter nos pacientes reforça nossa convicção de que o cuidado vai além da medicina; envolve carinho, empatia e um ambiente que nutre a alma em busca da cura completa", enfatizou.
O Hospital Regional de Marabá é referência em oferta de atendimento humanizado na região de Integração Carajás. Com um total de 21 projetos de humanização regulares, a unidade de saúde implementa continuamente ações que vão além dos cuidados clínicos, priorizando também o bem-estar emocional e psicológico de seus pacientes e familiares.
Daiane Uszynski, analista de humanização da instituição, detalhou a programação de Natal que está sendo oferecida até o dia 25 de dezembro aos pacientes e colaboradores, que inclui eventos como "Presépio Vivo", cerimônias religiosas com Culto e Missa de Natal, além da distribuição de presentes para as crianças que estão hospitalizadas.
"Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e cheio de esperança neste Natal. Estamos empenhados em proporcionar momentos que transcendem a rotina hospitalar, onde cada sorriso, cada gesto de carinho, torna-se luz de alegria em meio às dificuldades, transformando a unidade em um refúgio de amor e solidariedade", afirmou.
Em 2023, até a 1ª quinzena de dezembro, a unidade já realizou 230 ações de humanização, abrangendo desde suporte psicossocial a atividades recreativas e terapêuticas, focadas em oferecer conforto e apoio durante o tratamento.
Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.