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NGTM entregou avenida, viaduto e trabalha para melhoria da mobilidade da Região Metropolitana de Belém

Órgão prevê a implantação do sistema troncal de ônibus do BRT Metropolitano e a construção de dois viadutos na BR-316 em 2024

Por Thais Rezende (NGTM)
21/12/2023 11h01

Ao longo do ano de 2023, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) acelerou o ritmo das obras do BRT Metropolitano, que está com cerca de 1.500 operários atuando em três turnos diários, com aproximadamente 30 frentes de trabalhos. Além do ritmo acelerado das obras, o NGTM entregou este ano a avenida Ananin e o viaduto no km 7, na rodovia BR-316, ampliando a mobilidade da população da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Todo trabalho empenhado tem como finalidade melhorar a mobilidade na capital paraense e RMB, também contribuindo para a cidade receber a COP 30, que será realizada em Belém, no ano de 2025. Além da implantação do sistema troncal de ônibus do BRT Metropolitano, para 2024 o NGTM vai construir dois novos viadutos na rodovia, sendo um na Alça Viária e um na Avenida Independência.

População de Ananindeua ganhou a Avenida Ananin e viaduto

"Uma avenida que todos nós esperávamos. Todos tiveram seus imóveis valorizados, ou seja, para nós moradores, tudo ficou melhor. O Governo está de parabéns porque abriu essa via e, de seis meses pra cá, minhas vendas aumentaram em 50%", comemora o comerciante Evandro de Moraes, que mora e tem um comércio há 6 anos na Avenida Ananin, próximo ao Guajará. "Era só mato, no tempo de inverno enchia, tinha que andar pelas águas. Agora ficou 100 %, a gente tem passagem para todo canto, não enche mais. Está tudo tranquilo", afirma a dona de casa Joice Salgado sobre a implantação da Avenida Ananin.

Uma "bicicleata" liderada pelo governador Helder Barbalho, com a participação de autoridades, marcou o dia 9 de julho com a entrega da Avenida Ananin, que liga os bairros Cidade Nova e Guajará à Rodovia BR-316. A via tem 1,8 km de extensão em pista dupla, ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestre, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo com várias mangueiras, ipês, açaizeiros e árvore de ananin, que dá nome à avenida. 

A obra, iniciada no final de 2021, teve investimento total de R$ 24.889.979,36 e seguiu todos os critérios ambientais. A avenida oferece mais mobilidade à população da Grande Belém, além de ser estratégica para o projeto do BRT Metropolitano. 

"A Ananin permite uma nova rota de tráfego, tanto nesse período em que a BR está em obras, quanto após. A implantação da avenida possibilita aos moradores da região uma melhor condição de acesso e mobilidade, uma vez que por lá passarão linhas de ônibus. A avenida está equipada com ciclovia, e as pessoas que utilizam bicicleta no seu dia a dia terão uma condição mais segura de trafegar", destacou o diretor-geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. 

No mesmo dia, foi liberado o tráfego de veículos no viaduto construído no km 7 da rodovia. A funcionalidade do mesmo é total para os usuários, que poderão ter acesso a todos os sentidos de deslocamento entre a BR-316 e a Avenida Ananin. 

O viaduto é interligado à Avenida Ananin e ao Terminal de Integração de Ananindeua que está em construção. Na obra, foram empregados cerca de 110 mil metros cúbicos de aterro compactado para as alças do viaduto, que possui 5.5 metros de altura e 60 metros de extensão.

Obras na BR-316 seguem aceleradas e passarelas proporcionam travessia segura e fluidez do tráfego

Mais de 1.500 trabalhadores e 280 máquinas atuam nas obras do BRT Metropolitano. Atualmente, é realizada a construção das pistas de concreto, que já estão 70% executadas, passarelas, ciclovias, pavimentação, drenagem, entre outras.

As obras de infraestrutura do corredor BR-316, além das faixas exclusivas de ônibus, preveem uma rede de drenagem em toda sua extensão e a implantação de cinco lançamentos para escoar as águas pluviais captadas pela rede. "Além disso, será recuperado todo asfalto, assegurando em toda extensão da BR-316 três faixas de tráfego, assim como a implantação de ciclovias, calçadas, que juntamente com a iluminação e paisagismo, compõem a urbanização da via. Para os usuários do sistema BRT estão sendo construídas 13 passarelas e 13 estações para acessar os ônibus, além de dois terminais de integração, sendo um em Ananindeua e um em Marituba", explica o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.

Ao longo de 2023, quatro passarelas do projeto foram liberadas para uso da população, oferecendo uma travessia mais segura e extinguindo semáforos, interferindo positivamente na fluidez do tráfego. Com 52 metros de extensão e distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas têm estrutura metálica e piso em "steel deck", uma laje mista de forma metálica com concreto armado. Elas contam com escadas e rampas para pedestres e ciclistas, além de iluminação para segurança na travessia noturna.

Este ano, atividades de educação ambiental foram realizadas nas comunidades lindeiras ao projeto. Essas atividades fazem parte do atendimento às premissas do licenciamento ambiental da obra. Destaque para a última ação do ano, em que uma palmeira foi transplantada do canteiro central da rodovia para dentro de uma escola estadual. 

A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos, o que torna um grande desafio o planejamento e execução das obras. Existe um esforço contínuo do Governo do Estado, através dos órgãos que fazem a gestão do trecho delegado da rodovia, para reduzir os transtornos à população.

Viadutos serão construídos em 2024

Além das obras do BRT Metropolitano, o NGTM vai construir no ano de 2024, dois novos viadutos na BR-316 com a Alça Viária e com a Avenida Independência. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, no dia 14 de novembro. 

"Apesar de não integrarem as obras do BRT Metropolitano, os novos viadutos serão importantes para a operação do sistema, servirão para dar mais segurança nos cruzamentos e permitirão mais fluidez no tráfego de veículos pela região metropolitana", afirma Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.

As obras dos dois equipamentos custarão no total R$ 33.797.389,45 e têm previsão de conclusão em 14 meses. Os viadutos serão de concreto armado, vão atravessar a rodovia com seus 60 metros de extensão e terão mão dupla.

Após um ano de muito trabalho, 2023 se despede e dá passagem para 2024, que também será um ano de construir, não somente viadutos e avenidas, mas a melhoria da qualidade de vida da população. O processo de mudança vem junto com a confiança de usufruir de todos os benefícios que os equipamentos que estão sendo construídos proporcionarão em breve.