Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Secretaria de Administração Penitenciária encerra I Circuito de Agentes de RH

Iniciativa conduzida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Seap, trabalhou o fluxo de informações e rotinas administrativas relacionadas ao RH

Por Caroline Rocha (SEAP)
21/12/2023 09h22

Após percorrer as 12 regiões do Estado e envolver servidores de todas as 54 unidades prisionais, encerrou nesta quinta-feira (21), o I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, através da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). O Circuito foi conduzido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Seap, com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo de informações e rotinas administrativas relacionadas ao setor de Recursos Humanos das unidades com a DGP. 

Uma das medidas adotadas para que o I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos obtivesse o resultado esperado, foi a criação do cargo de “Agente de RH”, criado para realizar essa coordenação entre unidades e a administração. O resultado após as primeiras reuniões, palestras e encontros, ministrados por servidores da própria DGP, mostraram que esse caminho foi assertivo e já rende bons resultados para o setor.

Quem confirma esse avanço é o diretor de Gestão de Pessoa da Seap, Waldilson Colins. Ele lembrou que muitas vezes o agente responsável pelo setor de RH não tem toda a informação necessária para as demandas da área que eventualmente aparecem. “Daí nasceu a necessidade de deixar uma pessoa representando o RH nas unidades de todo o Estado”, diz. 

“Agora todas elas serão munidas de informações para que, em casos de dúvidas, entre em contato direto com a DGP. É um canal também direto para esclarecer dúvidas rápidas para os servidores policiais e os demais sobre determinado tema. Com esse encerramento, a gente fecha esse ciclo, vendo que foi muito frutífero, muito proveitoso. As nossas demandas têm chegado mais redondas, já tem mostrado o resultado, e a intenção agora é, cada vez mais, qualificar esse servidores para que a gente possa ter sempre um aperfeiçoamento dessas informações”

Thainan Azevedo, coordenadora de Recursos Humanos da DGP, explica que no ano de 2023 a DGP voltou suas atividades, no primeiro semestre, para a posse dos novos policiais penais, e a partir do segundo semestre veio a proposta do Circuito. Nesse período, o Circuito percorreu as 12 regionais do estado, levando esse alinhamento de procedimentos administrativos para as unidades prisionais.

Thainan acrescenta que o Circuito serviu também para mostrar algumas dificuldades para normatizar algumas demandas apresentadas. Dessa forma, a DGP, através de portarias, ofícios, conseguiu normatizar e corrigir essas dificuldades, permitindo que o servidor administrativo também tenha esse respaldo para atender o servidor na unidade. 

“Percebemos que mesmo após as reuniões, conseguimos manter essa comunicação com os agentes de RH. Hoje nós temos um grupo mais de 120 integrantes, e nós conseguimos sanar as dúvidas daquele servidor para que ele possa fazer um bom atendimento dos policiais penais, dos agentes de segurança que estão dentro das unidades. Todo esse fluxo de informação, toda essa facilidade do trabalho do administrativo veio após esse circuito. Para o ano que vem temos perspectivas de continuar com o II Circuito”, garantiu Thainan.

A policial penal Tauany Ketrein, lotada na Unidade de Custódia e Reinserção de Santa Izabel III (UCR Santa Izabel III) aprovou a realização deste I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos. “O circuito está atendendo em cada pasta levantada e é extremamente relevante para o dia a dia. Eu vou passar para minha unidade informações baseadas em portarias encaminhadas pela direção, então é muito bom, pois traz mais experiência e aprendizado”, finalizou a policial.

Texto de Márcio Sousa / NCS Seap Pará