Governo do Estado garante construção de creche em Limoeiro do Ajuru
O programa Creches Por Todo o Pará' tem a meta de beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou nesta quarta-feira (20), a assinatura de convênio para construção de creche no município de Limoeiro do Ajuru, por meio do programa "Creches Por Todo o Pará".
"Em nome do nosso governador Helder Barbalho, estou aqui para anunciar que os moradores de Limoeiro do Ajuru, essa cidade querida, vão receber esse que é um dos sonhos da população: uma creche. Estamos, neste momento, assinando o convênio para construção dessa espaço", destacou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, que assinou os documentos ao lado do secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc, Arnaldo Dopazo, e do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Victor Dias.
"É uma felicidade muito grande, vice-governadora, uma creche em nosso município para potencializar a educação pública da cidade. Agradecemos ao governador Helder Barbalho e senhora por viabilizarem isso", completou o prefeito Alcides Barra.
Pioneirismo - O “Creches Por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
Cada uma das unidades terá capacidade para atender mais de 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiúso, auditório e biblioteca. A primeira creche do Programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos.
"Essas creches são o que tem de mais moderno em equipamento de educação, e vão dar condições de qualidade tanto para as crianças como para os professores, aqueles que vão exercer suas atividades-fim na creche. E o mais importante: o Estado entregará essas creches totalmente equipadas", finalizou o secretário adjunto da Seduc, Arnaldo Dopazo.