Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO PAZ

Polícia Civil integra operação nacional de combate a crimes violentos na capital e interior do Pará

Foram cumpridos, na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no interior do Pará, 59 mandados de prisão, com três autuações em flagrante delito no Estado

Por Talison Lima (PC)
20/12/2023 15h05

A Polícia Civil do Pará (PCPA) encerrou na terça-feira (19), sua participação na “Operação Paz”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), integrada com os demais órgãos do sistema de segurança. Com o trabalho estratégico desempenhado pela PC na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no interior do Pará, 59 mandados de prisão foram cumpridos, com três autuações em flagrante delito no Pará.

Segundo o delegado-geral Walter Resende, o resultado positivo foi alcançado graças ao empenho dos policiais civis que deram prosseguimento às diligências para localizar os indiciados com uso de técnicas investigativas e inteligência policial.

“Com esse trabalho conseguimos avançar na promoção da segurança pública e da paz social. De forma integrada, estamos acompanhando a dinâmica de ocorrências de diversos delitos e atuando na prevenção e repressão. Ao atuar em conjunto com o MJSP e ações efetivas da Segup, a PC avança no fortalecimento do combate de forma qualificada aos delitos violentos intencionais", contou o delegado-geral, Walter Resende.

Na Grande Belém, 20 prisões preventivas foram cumpridas. Entre elas, no bairro da Terra Firme, onde policiais civis da Divisão de Homicídio (DH) e agentes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), cumpriram três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva referentes às investigações de um homicídio qualificado. Em um dos endereços, um dos alvos foi preso em flagrante por tráfico de drogas: com ele, 11 porções de substância semelhante a óxi e um caderno com anotações de transferências bancárias foram apreendidos.

“As ações estratégicas ocorreram em municípios que apresentam maiores índices de delitos praticados de forma letal e intencional. Com isso, conseguimos atuar de forma qualificada e isso possibilitou a identificação e prisão de vários autores. Essa força tarefa foi montada para atender determinações do MJSP, com coordenação da Segup, reuniu várias frentes de trabalho para para investigar e fortalecer o combate e a prevenção aos crimes de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, e em alguns casos, os crimes patrimoniais, que estão ligados às organizações criminosos”, destacou a delegada-geral adjunta, Daniela Santos.

Já no bairro Cidade Nova, em Ananindeua, equipes da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (Deof), vinculadas à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), prenderam preventivamente outro investigado por associação criminosa e estelionato. Para a especializada, nos autos houve a comprovação de prejuízo das vítimas em torno de mais de R$ 190.000,00, no entanto, acredita-se que os valores são muito superiores a isso, estando numa média de R$ 1 milhão mensais, por equipe. O preso está, agora, à disposição da justiça.

Em Marituba, um homem de 47 anos, investigado por tentativa de feminicídio, foi preso preventivamente nesta quarta-feira (20), em Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Equipes da Sala Lilás Marituba, vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, deram cumprimento ao mandado expedido pela Justiça.

Integração - As ações estratégicas também tiveram desdobramentos no interior com 37 mandados cumpridos. Em Castanhal, no nordeste paraense, seis pessoas foram presas. Entre os delitos praticados estão roubo qualificado, roubo majorado, estupro de vulneravel, homicídio duplamente qualificado, além de uma prisão por ameaça no ambito da Lei Maria da Penha, e uma prisão civil por não pagamento de pensão alimentícia.

Em Canaã dos Carajás, quatro mandados foram cumpridos. Em Tomé-Açu, um homem também foi preso por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxe.

Outras diligências também foram feitas em Abaetetuba, Aurora do Pará, Capitão do Poço, Castelo dos Sonhos, Curuçá, Itupiranga, Marabá, Marapanim, Parauapebas, Redenção, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Tomé-Açú, Uruará, Vigia e Vitória do Xingu. Ao todo, 59 mandados de prisão foram cumpridos, com três autuações em flagrante delito no Pará.