Governador Simão Jatene recebe Comenda do Mérito Consular “Baena Soares”
O governador Simão Jatene foi homenageado pela Associação do Corpo Consular no Estado do Pará (ACCP) com a Comenda do Mérito Consular João Clemente Baena Soares. A maior honraria da entidade foi entregue na noite desta quinta-feira (22), no salão nobre do prédio sede da Associação Comercial do Pará (ACP), em Belém.
A condecoração, criada em 2017, é concedida às personalidades que tenham contribuído para o fortalecimento das relações entre o Pará e os países com representatividade em seu território. A escolha dos agraciados é feita pelo comitê de administração da associação, formado pelo presidente e secretário da instituição, além de cônsules acreditados no Pará. Além do governador, nesta primeira edição a homenagem também foi entregue ao embaixador Baena Soares.
"O nome do embaixador paraense é um merecido reconhecimento à brilhante trajetória desse profissional que honra a diplomacia brasileira e foi o primeiro brasileiro eleito secretário geral da importantíssima Organização dos Estados Americanos (OEA)", explicou o cônsul honorário da Finlândia no Pará e presidente da ACCP, João Augusto Lobato Rodrigues.
"O governador Simão Jatene e o embaixador Baena Soares são dois magníficos exemplos de cidadãos que se empenharam para a valorização e construção da sólida amizade que une a nossa pátria a tantas outras nações", completou o cônsul João Rodrigues.
O diploma e a medalha do Mérito Consular foram entregues ao governador pelo presidente da ACCP, João Rodrigues, e pelo cônsul da Alemanha, Paul Steffen. A escolha do chefe do executivo se deu em função de seu trabalho e dedicação pelo desenvolvimento do Pará e bem estar da população, além da visão e articulações estratégicas do Estado com agentes internacionais.
"É uma honra muito grande ser homenageado pelo Corpo Consular do nosso Estado, sobretudo com uma comenda que tem o nome do embaixador Baena Soares. Mas para ser justo, eu quero dividir essa comenda com todos os paraenses, pois entendo que é muito mais uma homenagem ao nosso Estado e a todos que contribuem para o seu crescimento do que qualquer outra coisa", afirmou o governador Simão Jatene.
"É uma felicidade singular receber esta homenagem. Vejo nela o reconhecimento de uma profissão a qual me dediquei em suas diferentes expressões. Essa comenda é mais um fator de aproximação, de amizade, cooperação e estímulo à valorização das relações internacionais. O que temos em comum são as palavras como instrumento de trabalho na proteção de interesses de nossos países, no estímulo do comércio recíproco e defesa de nossas nações", complementou o embaixador Baena Soares.
A Associação do Corpo Consular reúne os representantes oficiais de mais de dez nações de diferentes culturas e idiomas acreditados no Pará e sua jurisdição abrange em toda a Amazônia e países vizinhos. A cerimônia contou com a presença do corpo consular e entre os representantes estava o vice-cônsul de Portugal no Pará, Francisco Brandão; o presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Faed Massoud, entre outras autoridades.