Café da manhã de Natal especial é oferecido para usuários da Uredipe
O evento contou com sorteios, entrega de alimentos e brindes para os presentes
A manhã desta quarta-feira (20) foi especial para os cerca de 400 usuários da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) e seus familiares. Isso porque, a direção da unidade, em parceria com a ONG Comitê Arte Pela Vida, promoveu um café da manhã de Natal com muita comida, sorteios, entrega de alimentos e brindes para os presentes. O evento ocorreu na sede da Assubsar, em Belém.
Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a unidade fica localizada no bairro do Telégrafo. A Uredipe é referência no tratamento de doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatite.
A diretora da Uredipe, Tássia Pinheiro falou sobre a programação desta manhã. “Fizemos a confraternização para que todos os nossos usuários se sentissem acolhidos, amados e entendessem que podem contar conosco em todas suas causas. Estamos sempre prontos para ajudá-los. Conseguimos distribuir prêmios, alimentos e cestas básicas para quem precisa. É muito gratificante ver tudo dando certo”, afirmou.
Rosiclea Ferreira, diretora do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da Sespa, falou sobre como o evento aproxima os profissionais da saúde com os usuários. "Acho muito importante. É uma maneira da Secretaria estar mais próxima do usuário, o que se reflete na melhora do atendimento como um todo. É sempre bom conseguir dar algum tipo de demonstração de carinho para o paciente".
Uma das usuárias presentes no evento foi Amélia Garcia. Ela conta que regularmente está na unidade para consultas, exames e para auxiliar novos pacientes da Uredipe. Amélia também faz parte da ONG Comitê Arte Pela Vida. Ela saudou o evento desta manhã e falou sobre o atendimento que recebe na Uredipe.
“É muito bom confraternizar com outros usuários da unidade e ver o sorriso no rosto das pessoas. Fico feliz de ver a Uredipe funcionando com excelência”, declarou.
A Uredipe está passando por uma obra de reconstrução. A unidade conta com dois blocos e optou-se por fazer a reforma de maneira que o atendimento não parasse. O primeiro bloco já foi entregue e está recebendo usuários desde julho desse ano. O segundo bloco será entregue em 2024.
Trata-se da maior obra já feita na unidade, que completou 36 anos em 2023. Todas as áreas e salas passam por reconstrução completa, com troca de pisos, portas e mobiliário, e modernização do acesso dos mais de 6.700 pacientes da unidade, além de aprimorar as condições de trabalho dos 170 servidores. A obra está orçada em R$ 2,2 milhões.
Texto: Edilson Teixeira (Ascom / Sespa)