Coned empossa novos membros e avalia fiscalizações em comunidades terapêuticas
Conselho Estadual sobre Drogas (Coned) define providências para estabelecimentos visitado e planeja as próximas ações de supervisão
O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou reunião ordinária, na terça-feira (19), para avaliar as visitas fiscalizatórias a comunidades terapêuticas no Pará, e debater sobre as atividades previstas para o início de 2024. Na ocasião, o colegiado empossou dois novos membros: o coronel Francisco Raimundo Souza Júnior (membro titular) e o tenente-coronel Elson Nazareno Pinheiro de Carvalho (suplente), como representantes da Polícia Militar do Pará (PMPA).
Foram apresentados resultados das últimas visitas a comunidades terapêuticas do estado e quais providências a serem tomadas em alguns locais, incluindo recomendações formais de reorganização e monitoramento das ações realizadas. As primeiras fiscalizações do próximo ano também foram planejadas no encontro.
Em seguida, os conselheiros avaliaram denúncias encaminhadas a respeito de alguns estabelecimentos, debatendo quais casos apresentam condições para justificar visita fiscalizatória e quais precisam de mais detalhes a respeito das irregularidades referenciadas no tratamento para dependentes químicos e de álcool.
Ao final, os participantes do encontro começaram a delinear um documento para 2024 sobre o cenário das comunidades terapêuticas no estado a partir das informações levantadas pelos relatórios encaminhados ao Conselho. O secretário de Estado de Justiça e presidente do Coned, Evandro Garla, agradeceu aos conselheiros pelo trabalho realizado durante o ano, citando a importância das viagens e visitas realizadas em todo o estado para fins de fiscalização e prevenção, e ressaltou a atuação fundamental de todos os integrantes no desenvolvimento e aplicação da Política sobre Drogas no Pará.