Uepa realiza culto ecumênico de Natal e programação solidária
A programação contou com vacinaçã, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, arrecadação de brinquedos e alimentos não perecíveis, além de doação de sangue
Os servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram de um culto ecumênico em ação de graças pela chegada do Natal, na manhã desta terça-feira (19). A celebração ocorreu no hall da reitoria da Universidade e foi conduzida pelo pastor Jonas Figueira, da Igreja Batista Sião, e pelo diácono Manoel Onildo Botelho, pertencente à Paróquia Jesus Ressuscitado. O momento também foi marcado por cânticos natalinos, entoados pelo músico Adson Baía.
Estiveram presentes o reitor da Uepa, Clay Chagas; a vice-reitora, Ilma Pastana; o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela; o pró-reitor de Graduação, Ednalvo Campos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob. Para o reitor Clay Chagas, "o culto é um momento de reflexão, que precisa ser incorporado no nosso cotidiano, para que permanentemente possamos refletir sobre o nosso papel na sociedade".
O gestor agradeceu aos servidores pela dedicação ao longo deste ano. "Desejo a todos um Feliz Natal! E que, em 2024, a gente possa estar cada vez mais forte, mais engajado, porque só assim a gente vai conseguir gerar as transformações necessárias para a nossa sociedade", destacou. Em sua fala, a vice-reitora, Ilma Pastana, contemplou a relevância do serviço e convidou os presentes a participarem de um momento de abraço da paz, "para renovar as esperanças em 2024".
Programação Solidária - Durante a celebração, foi promovida uma ação solidária de Natal, coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) e do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), para disponibilizar atividades de promoção à saúde junto aos servidores da Uepa, em alusão ao dezembro vermelho.
Na programação, foi incluída vacinação contra nova Influenza, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, arrecadação solidária de brinquedos e alimentos não perecíveis, além de doação de sangue. A ação contou com a parceria da Fundação Hemopa e do Centro de Saúde Escola (CSE) do Marco.
A servidora da Diretoria Administrativa de Recursos Financeiros (Darf) da Uepa, Vanessa Fonseca, doou sangue pela primeira vez durante a ação e comentou sobre a felicidade em ajudar o próximo. "É uma satisfação saber que posso estar fazendo a diferença para alguém que precisa. Quando vi a programação, pensei: 'Essa é a minha oportunidade de doar', pois sempre tive vontade", contou.
A unidade móvel do Hemopa, que é adaptada para o atendimento completo de doação de sangue, permanece até as 15h de hoje em frente ao prédio da reitoria da Uepa.