Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Agricultores familiares da Ilha de Cotijuba recebem CAR e outros benefícios

Os documentos dão acesso a várias políticas públicas, como crédito rural, regularização fundiária e aposentadoria,

Por Governo do Pará (SECOM)
19/12/2023 02h25

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) beneficiou na manhã desta segunda-feira (18) mais de 50 famílias de agricultores familiares da Ilha de Cotijuba, pertencente a Belém, com a entrega de 50 Cadastros Ambientais Rurais (CARs), quatro Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) e um veículo para atendimentos na região. A ação, que contou com a participação do presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu, ocorreu na Praia Funda, durante audiência pública promovida pelo deputado estadual Fábio Freitas, com a presença de moradores locais.

Com os documentos, os produtores poderão ter acesso ao crédito rural, à regularização fundiária, aos mercados institucionais de comercialização dos produtos da agricultura familiar, à aposentadoria e à licença-maternidade, entre outras políticas públicas.
Os cerca de 60 agricultores familiares de Cotijuba foram atendidos pelo Escritório Local de Belém com a entrega do automóvel. “A dificuldade para ter os documentos é grande, e esse trabalho intensificado em Cotijuba é resultado dos nossos esforços na Ilha. É só o início de muitos trabalhos que vamos realizar aqui nos próximos anos. Com o veículo, o atendimento vai chegar para mais famílias, que terão acesso às politicas públicas da agricultura familiar”, destacou Joniel Abreu.

“A Emater está de parabéns por estar 100% à disposição para ajudar a Ilha de Cotijuba na agricultura familiar, na extensão rural e trazendo benefícios para a localidade”, disse o deputado Fábio Freitas.

A entrada do veículo da Emater na Ilha de Cotijuba foi autorizada pela Prefeitura de Belém.
Na Ilha, a produção de açaí é expressiva, mas entre os agricultores há espaço para outras cadeias produtivas, como a fruticultura e olericultura.

Produtividade - Os extensionistas da Emater levam aos agricultores ações de assistência técnica e extensão rural com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. “A Emater trabalha de forma séria, com comprometimento, dando assistência para quem realmente precisa da assistência gratuita do Estado. Esses produtores não teriam condições de pagar uma assistência particular”, ressaltou a chefe do Escritório Local de Belém, engenheira agrônoma Soraya Araújo.

Os agricultores beneficiados trabalham as cadeias produtivas do açaí, da fruticultura e da olericultura, e residem em diversas comunidades de Cotijuba, como Magalhães Barata, Poção, Boa Esperança, Pedra Branca, Fazendinha, Quatro Bocas, Praia do Farol, Praia da Flexeira, Praia Vai-Quem-Quer e Praia Funda.nA Emater trabalha para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais

A agricultora Dircinha Marques Rodrigues, a dona Deca, 70 anos, há 54 anos mora na Ilha. Em sua propriedade, a produtora cultiva açaí, taperebá, pupunha e coco. Ela recebeu o CAR. “Eu estou muito feliz e satisfeita, pois estava precisando muito deste documento para dar entrada na aposentadoria, minha e do meu marido. Agora, eu estou muito feliz porque já tenho em mãos o documento que eu precisava. Agradeço muito à Emater”, contou a agricultora, que produz há 40 anos.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater