Governo do Pará certifica mais de 450 alunos do Pará Profissional
O Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica (Sectet), certificou mais de 450 concluintes de cursos realizados no âmbito do programa Pará Profissional nos municípios de Barcarena e Breves, na quinta-feira (22), e em Óbidos, nesta sexta-feira (23). Em Barcarena, os cursos tiveram Senac, Senar e Senai como unidades executoras. No caso de Breves e Óbidos, o executor foi somente o Senac local.
Instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, o Pará Profissional é um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. A coordenação do programa foi determinada à Sectet.
O Programa foi lançado oficialmente em Barcarena durante a cerimônia de certificação, firmando parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute). “O governo municipal resolveu fazer um trabalho intenso de capacitação de trabalhadores”, explicou o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça.
Para o produtor de açaí José Maria Dias, que foi aluno do Pará Profissional, o curso foi bastante proveitoso. Para ele, o programa contribuiu para que pudesse aprimorar o que já sabia em relação ao cultivo do fruto. O produtor participou do curso de Açaicultor e foi um dos agraciados com o certificado. Os cursos já realizados, no município, tiveram apoio da empresa Hydro.
Marajó - Em Breves, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, entregou os certificados aos concluintes das turmas de Serviços de Garçom e Garçonete e Camareira – Técnicas de Limpeza e Arrumação. A cerimônia foi realizada durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal. O documento tem objetivo de garantir a realização de ações conjuntas para o avanço de processos inovadores e de tecnologias por meio de atividades pautadas na ciência, na tecnologia e na educação profissional no intuito de contribuir para a solução de gargalos socioeconômicos e ambientais, além de garantir recursos humanos qualificados para as atividades produtivas do município.
Baixo Amazonas - Já a cerimônia de entrega de certificados em Óbidos, ocorreu dentro da programação do Fórum de Desenvolvimento Municipal, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Municipal (Semdes). Foram certificados alunos das turmas de Garçom e Garçonete, Camareira e Técnicas de Atendimento e Recepção. O evento contou ainda com a presença da Associação Comercial de Óbidos, com vários agentes de desenvolvimento da região local e Semdes.
Ainda nesta sexta-feira (23), serão certificados 68 concluintes de cursos de quatro turmas do Pará Profissional realizados em Santarém, tendo o também o Senac como unidade executora e apoio da Casa Brasil.
* Com informações da Ascom/Prefeitura de Barcarena