Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO DE CAPACITAÇÃO

Detran certifica mais de 30 mototaxistas de Maracanã

A entrega dos certificados ocorreu na sede do município, nesta segunda-feira (18)

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
18/12/2023 17h46

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) certificou nesta segunda-feira (18), 33 mototaxistas do município de Maracanã, na região nordeste do Estado. Os profissionais concluíram o Curso de Atualização e Capacitação de Mototaxistas oferecido pelo órgão e que credencia esses trabalhadores a exercerem a profissão com segurança de trânsito para o condutor e passageiros.  

A entrega dos certificados ocorreu na sede do município e contou com a presença da diretora-geral do Detran, Renata Coelho. "Por ser uma categoria que presta um serviço importante à população e que precisa estar apta a oferecer o melhor no exercício da atividade, o Detran tem ido aos municípios para capacitar os mototaxistas", destacou a diretora.  

O curso foi realizado na última semana e em parceria com sindicatos e associações representativas da categoria. Durante a formação, os profissionais aprendem sobre as mudanças na legislação de trânsito, ética e cidadania no trânsito e comportamento seguro, dentre outras disciplinas. O certificado é exigido por lei e deve ser renovado mediante capacitação a cada dois anos. 

De acordo com o presidente da Associação dos Mototaxistas de Maracanã, Antônio Nazareno Rosário, o curso era um anseio aguardado por todos os associados . "Já vínhamos tentando a formação e graças a Deus deu tudo certo. Para nós, receber o certificado é uma vitória muito grande porque vai nos ajudar a ter mais credibilidade e preparo no dia a dia da profissão", agradeceu.  

A presença do órgão no município não para por aí. Durante a certificação, ficou acordada mais uma ação do órgão no município, no início de 2024, para a realização de uma ação itinerante de Habilitação, que deverá atender mais de 100 pessoas que desejam tirar a primeira habilitação, renovar ou mudar de categoria.  

Mototaxista em Maracanã há 15 anos, Paulo Raiol tem a profissão como sua principal fonte de renda e, para ele, a falta de acesso à capacitação muitas vezes desestimula a quem busca se aperfeiçoar na profissão. "Foi muito rápido que o curso veio para cá através do Detran, bem diferente do que vínhamos tentando por meio de outros órgãos. Então, só temos a agradecer por essa oportunidade que vai beneficiar a todos nós, mototaxistas e a população de Maracanã', garante.