Segup expande ações de prevenção social e atendimentos a grupos vulneráveis para o interior do Pará
Secretaria criou a ação integrada “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” e promoveu capacitações pelo Programa Pró-Mulher Pará, entre outras iniciativas na esfera social
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vem contribuindo para a promoção das políticas públicas para garantia de direitos. Em 2023, a Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago) garantiu avanços para o atendimento e proteção de grupos vulneráveis.
No enfrentamento à criminalidade, aponta o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a prevenção é fundamental para que as reduções alcançadas sejam mantidas, uma vez que, no ambiente social, é preciso oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam usufruir de bem-estar .
“Sabemos que a prevenção é sempre melhor que a repressão, seja em gasto de recurso público, seja no trauma causado no ambiente social e qualquer outra perspectiva que se veja. Então é importante termos dentro da Secretaria as diretorias e setores que cuidam da articulação com a sociedade, da prevenção, de estar sempre divulgando os serviços da segurança pública, orientando e capacitando nossos servidores para que possamos cada vez mais trabalhar de forma preventiva, diminuindo assim o enfrentamento à criminalidade e prevenindo a violência e o crime”, pontuou Ualame Machado.
Ao longo de 2023, a esfera da prevenção social foi destaque dentro do cronograma de atividades da Segup. A ação integrada “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” alcançou em duas oportunidades as regiões ocidental e oriental do Arquipélago do Marajó. Em conjunto com a Diretoria de Identificação "Enéas Martins" da Polícia Civil do Pará, a secretaria desenvolveu seis ações na Região Metropolitana de Belém.
Para o combate à importunação sexual às mulheres, a DPS promoveu 11 atividades com distribuição de material informativo em estádios da capital e em balneários do interior, durante a operação “Verão 2023”. A diretoria promoveu, ainda, no âmbito da rede de proteção e atendimento a grupos vulneráveis vítimas de violência, cerca de oito capacitações para agentes de segurança pública.
No combate à violência doméstica contra a mulher, a Segup realizou 12 capacitações do Programa Pró-Mulher Pará visando oferecer às mulheres vítimas de violência atendimento especializado e humanizado. Este ano, o programa foi implantado em cinco cidades e no distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana. Ao todo, 1.097 agentes foram capacitados para prestar o melhor atendimento às mulheres.
Para o diretor da DPS, tenente-coronel PM Marcus Vinícius Castro Alves, a chegada destas ferramentas de combate às violências ao interior contribuem para a repressão qualificada. “A ampliação dos nossos serviços, nossas capacitações foram levadas para várias cidades do interior, cidades polos que recebiam servidores de outras cidades mais próximas, então conseguimos levar conhecimento a uma boa parte dos servidores do Estado”, disse.
Ainda segundo o diretor, as articulações com setores intergovernamentais e multissetoriais foram ampliados, para desenvolver e implementar ações integradas e eficazes para a prevenção da criminalidade e promoção da segurança cidadã.
“É importante a articulação com a sociedade civil e outros órgãos governamentais, ouvindo todos os setores podemos atacar alguns gargalos que os números às vezes não mostram, os próprios comitês dos quais participamos ajudam nessa questão. Conseguimos avançar bem com o Pró-Mulher e a questão da mulher, o comitê de Enfrentamento a LGBTfobia também avançou bastante, temos que ampliar o foco para outras questões, como da criança e do adolescente, idoso, entre outros”, finalizou o tenente-coronel PM Marcus Vinícius.