Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Tapajós é referência em média a alta complexidades no sudoeste paraense

Com especialização em traumatologia, entre outras formações médicas, unidade realizou 5.597 procedimentos cirúrgicos, em 2023

Por Ascom (Ascom)
18/12/2023 11h43

João Silva, se um verdadeiro exemplo de força e resiliência. Em setembro de 2023, sua jornada enfrentou uma reviravolta quando foi diagnosticado com um tumor cerebral. A notícia poderia ter sido devastadora se não fosse pelo atendimento médico oferecido pelo Hospital Regional do Tapajós (HRT) em Itaituba, sudoeste do Pará.

"Eu não tenho palavras para expressar minha gratidão por ter sido tratado com tanto cuidado e competência aqui mesmo, em minha cidade", diz João, enquanto relembra sua experiência no hospital. "Poder contar com uma equipe tão dedicada e com tecnologia de ponta, sem precisar deixar minha comunidade, foi um alívio imenso."

O Hospital Regional do Tapajós, conhecido por sua referência em traumatologia, tem se destacado pelos diversos atendimentos oferecidos à população não só da região do Tapajós, mas também por receber pacientes de áreas circunvizinhas como o Baixo Amazonas e Xingu. Em seu balanço referente ao ano de 2023, os números revelam não apenas um quantitativo significativo nos procedimentos cirúrgicos, consultas ambulatoriais, partos de alto risco, cirurgias neurológicas e sessões de hemodiálise, mas também o impacto positivo na saúde e no bem-estar dos pacientes.

Procedimentos Cirúrgicos: O hospital realizou um total significativo de 5.597 procedimentos cirúrgicos, evidenciando a amplitude das atividades cirúrgicas. As especialidades com os maiores números de intervenções foram ortopedia, totalizando 2.678 procedimentos, seguida pela urologia geral, com 737 casos, cirurgias gerais com 655, obstetrícia de alto risco contabilizando 401 cirurgias, e neurocirurgia com 236 procedimentos. Esses números atestam a excelência e a variedade dos serviços cirúrgicos disponibilizados pela instituição hospitalar.

Atendimentos Ambulatoriais e Hemodiálise: Os serviços ambulatoriais alcançaram um patamar notável, oferecendo um acompanhamento preventivo e contínuo à comunidade. No total, foram 457.953 atendimentos, englobando exames, diagnósticos e sessões de hemodiálise. Dentre esses, destacam-se os 40.994 atendimentos exclusivamente em consultas ambulatoriais, abrangendo diversas especialidades.

Especificamente, expressivas quantidades em áreas como ortopedia, com 6.913 consultas, e cardiologia, com 5.108 atendimentos. Além disso, a urologia somou 2.804 consultas, enquanto a pediatria atendeu 2.221 pacientes e a neurologia clínica registrou 2.173 consultas. Esses números são um reflexo claro da ampla gama de serviços médicos disponíveis para nossa comunidade, reforçando nosso compromisso em oferecer cuidados abrangentes e especializados em saúde

Partos de Alto Risco: O Hospital Regional do Tapajós alcançou com sucesso sua meta em relação aos partos de alto risco, fornecendo suporte especializado para gestações delicadas. Foram realizados 1.995 atendimentos, entre consultas e cirurgias, garantindo cuidados adequados tanto para as mães quanto para os bebês. 

Os atendimentos em psicologia e serviço social somam um total de 49.721, enquanto as internações totalizaram 5.006. Destaca-se o número significativo de atendimentos em fisioterapia, totalizando 34.465.

Abrangência: O Hospital Regional do Tapajós vai além das fronteiras da região, acolhendo pacientes do Baixo Amazonas e Xingu. Esse papel ampliado como centro de referência não apenas fortalece a saúde da região, mas também consolida a instituição como um ponto crucial no sistema de saúde dessas áreas.

O diretor-geral Matheus Coutinho declarou que os números de 2023 refletem não apenas um aumento na quantidade de atendimentos, mas também a confiança depositada pelos pacientes no Hospital Regional do Tapajós. 

“Nosso compromisso com a excelência no atendimento médico, aliado à diversidade de serviços oferecidos, demonstra seu papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população não só do Tapajós, mas de regiões adjacentes. Este balanço reforça a importância crucial dessa instituição na rede de saúde regional”, declarou.

Serviço:

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.