Em Capanema, Hospital Regional dos Caetés inicia programa de 'protetização auditiva'
Serviço de Fonoaudiologia disponibiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), projetado para melhorar a audição de quem perda auditiva
Referência na assistência de média e alta complexidade para várias especialidades, entre elas fonoaudiologia, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, amplia sua oferta de serviços com o Programa de Protetização Auditiva aos usuários atendidos no nordeste paraense, ao entregar 12 aparelhos auditivos beneficiando 6 usuários.
Segundo o coordenador do serviço de Fonoaudiologia do HRPC, Nelson Furtado, o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), é um dispositivo projetado para melhorar a audição, tornando um som audível para uma pessoa com perda auditiva. O equipamento pode ser modelo retro-auricular (utilizado atrás de orelha) ou intra-canal (adaptados dentro do canal auditivo). O programa visa o cuidando da saúde auditiva de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos primeiros beneficiados com o novo sérvio da unidade hospitalar, Luis Gonzaga Melo Amorim, 66 anos, residente do município de Bragança, distante mais de 50 km de Capanema, agradeceu a assistência e a entrega de seu aparelho auditivo que transformou sua vida. “Estou muito feliz em poder ouvir novamente. Ainda vou assar por reabilitação para o uso apropriado do aparelho que vai favorecer melhor qualidade da minha saúde auditiva. Só gratidão”.
De acordo com o profissional, os aparelhos auditivos são um mini sistema com a função de amplificar os sons. “No entanto, para que um indivíduo com perda auditiva utilize um aparelho auditivo é necessário passar por avaliação audiológica com um profissional de fonoaudiologia”, observa, Nelson Furtado ao informar que mais 70 usuários serão protetizados..
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC.