Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Usina da Paz Guamá celebra o Natal com espetáculo lúdico e comemora conquistas

Comemoração contou apresentações das turmas de dança e canto coral, de performance em libras do Programa Escola da Vida e espetáculo teatral

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
17/12/2023 20h05

Neste final de semana a Usina da Paz Guamá, em Belém, foi palco do espetáculo de natal “Papai Noel conhecendo a Amazônia”, que contou com a presença do bom velhinho e de familiares emocionados com as apresentações das turmas de dança e canto coral, além de performance em libras do Programa Escola da Vida e espetáculo teatral composto por crianças e adolescentes que frequentam a brinquedoteca e biblioteca.

Renata Santos, mãe da pequena Heloísa Cunha, estava animada com a primeira apresentação de balé da filha. “É o primeiro ano dela aqui na Usina da Paz e isso representa muito, tanto para o desenvolvimento dela, quanto para a socialização. Em 2024, espero que ela continue no balé e possa iniciar na natação”, disse Renata.

Turma de Balé babyQuem também estava só orgulho da filha era Laísa Santos, mãe de Alice Sofia, de 7 anos. A pequena foi destaque na apresentação de balé, representando a lenda indígena da Vitória-Régia. “Me sinto uma babona vendo ela se apresentar, fico com vontade de gritar que ela é o neném da mamãe. É uma alegria enorme! A Usina da Paz é essencial nisso tudo, ela tem a oportunidade de fazer o balé gratuitamente, além de aprender a lidar com a ansiedade que uma apresentação em público desperta”, pontuou Laísa.

Para Marco Antônio, integrante da turma de canto coral, o espetáculo de final de ano da Usina da Paz representa um ano de aprendizados e conexões. “Nós, que somos da comunidade, gostamos muito de estar na Usina da Paz, não apenas aprendendo, mas nos relacionando e aprendendo a conviver com as pessoas do próprio bairro”, afirmou Marco Antônio.

A professora Adriana Remédio, 47 anos, ressaltou que encontrou na Usina da Paz um espaço de acolhimento com suas limitações físicas, além de ter descoberto no balé o prazer da atividade física. “A Usina da Paz é revolucionária! No dia que eu estava me matriculando, uma senhora me falou ‘depois de ser avó, eu vou fazer balé e ser bailarina. Eu também aprendi a nadar, que eu não sabia’, aí a gente observa que as pessoas não tinham oportunidade de fazer esses cursos, então, a Usina da Paz está revolucionando o nosso bairro, nós precisávamos de um espaço como esse”, reiterou a professora.

Para o coordenador geral da Usina da Paz Guamá, Renato Ferreira, a celebração de natal também é uma forma de comemorar as conquistas de 2023. “Foi um ano fabuloso! Só em cursos profissionalizantes, nós tivemos 100 mil atendimentos, o que nunca na história do Guamá ocorreu. A Usina da Paz vem mudar esta realidade, é a realização do verdadeiro sonho de natal”, expressou o gestor.

Serviço:

As inscrições para as atividades das Usinas da Paz seguirão pelo próximo ano, com divulgação nas redes sociais (@usinasdapaz). Moradores das comunidades podem se inscrever nos cursos disponíveis, e se informar sobre o quantitativo de vagas e como proceder para matrícula.  

Texto de Giovanna Piani, sob supervisão de Paulo Garcia