Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação do Graesp possibilita transporte de rim para transplante na cidade de Redenção

Em.uma hora, helicóptero do Graesp estava preparado para transportar os órgãos e ajudar a salvar vidas

Por Walena Lopes (SEGUP)
15/12/2023 16h02

Nesta sexta-feira (15), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou mais uma ação de saúde pública em benefício a dois pacientes hospitalizados que aguardavam por um transplante de rim no município de Redenção, sudeste do Pará.

A ação fez parte do apoio à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e contou com a agilidade da equipe de pilotos do Grupamento Aéreo e dos profissionais de saúde da Capital e do Hospital Regional Público de Redenção. Esse é o terceiro transporte de órgãos que o Graesp realiza em 2023 e conta com a ação de pilotos especializados e experientes nesse tipo de logística em atendimento à saúde.

“Levando em consideração o tamanho do nosso Estado, o Graesp hoje está prontamente qualificado para atender às demandas de transporte de órgãos do Aeromédico. Hoje, nossa previsão de atendimento para transportar um órgão é de, em média, uma hora. Tempo para verificarmos a aeronaves e decolarmos e levarmos para levar esse órgão em qualquer lugar do Estado. Desta forma, não encontramos dificuldade alguma para levar essa vida, assim como para auxiliar em outras missões que surgirem”, ressaltou o comandante da aeronave, King,  Dijony Ribeiro.

Os órgãos seguem em benefício de dois pacientes hospitalizados no município de Redenção: um jovem de 24 anos e uma mulher de 70 anos, esta última, esperava há 5 anos por um rim.

A captação foi feita a partir de uma mulher que veio a óbito na Capital e a família optou pela doação dos órgãos, inclusive de um fígado que será encaminhado para Brasília. Os órgãos foram captados no hospital da Unimed, que autorizou a equipe de enfermagem da Central de Transplante do Estado a realizar todo o processo.

A coordenadora da Central de Transplantes do Pará, Ierecê Miranda, destaca a ação e a importância de uma rede de apoio, tanto dos órgãos do Estado, quanto de instituições privadas, para que todo o processo logístico possa ser concluído com sucesso. 

“Todo órgão que irá ser transplantado, carece de um tempo exato para que esse projeto seja feito com segurança, em especial para o paciente que vai recebê-lo. Poder contar com o apoio de uma aeronave do Governo do estado e toda a sua experiência é de fundamental importância e ajuda para todos os envolvidos nessa atitude. Para um processo desse acontecer e vidas serem salvas, é importante que uma grande rede esteja envolvida, sendo sociedade, instituições de saúde sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas governo do estado, ou seja, todas as esferas, para a engrenagem funcionar”, pontuou

Para o diretor do Graesp, cel. Armando Gonçalves, essa é mais uma das muitas missões em prol da sociedade, a qual o Grupamento atua. “Todos nós ficamos muitos satisfeitos em poder atuar nesse tipo de ação, que fortalece ainda mais nosso Grupamento, que está a disposição do Estado, não apenas nas atividades de segurança, mas também no atendimento à saúde, em especial, para salvar vidas”, falou o diretor do Graesp.