Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO 100% SUS

Santa Casa encerra 2023 com conquistas em infraestrutura, qualificação e implantação de novos serviços

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
15/12/2023 16h02

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) protagonizou em 2023 uma das grandes conquistas na área de saúde do Pará: a realização do primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública estadual.

Os investimentos do Governo do Estado na estruturação da Santa Casa e a parceria com o Hospital Albert Einstein, possibilitaram que a instituição atingisse esse patamar de excelência no atendimento 100% SUS.

O transplante foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), e realizado na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém.

A paciente transplantada foi Ana Gabriela Mesquita Alves, de 42 anos, que passou pelo procedimento no dia 26 de fevereiro e tem hoje uma vida saudável. Além de Gabriela, outros três pacientes foram transplantados de fígado na instituição em 2023.

Atualmente existem 9 pacientes ativos aguardando por um transplante e o serviço de transplante de fígado na Santa Casa está preparado 24 horas para a realização do procedimento e só depende de doações para que mais um paciente seja transplantado.

Também na área direta de assistência à população pelo SUS, foi entregue no segundo semestre a nova UTI Pediátrica São Damião, que teve investimentos do Governo no valor R$ 3,2 milhões.

Com uma área de 347 metros quadrados, o espaço oferece 10 leitos, todos devidamente equipados com aparelhos de ponta para atendimento às crianças. Desde setembro a novembro, a ala registrou 37 internações, entre admissões externas e internas.

Parceria Internacional - De forma inédita na Região Amazônica, dois mutirões de neurocirurgias realizados no primeiro e no segundo semestre de 2023, em parceria com a ONG internacional Neurokids, beneficiaram 11 crianças com a cirurgia para a correção de hidrocefalia, utilizando uma tecnologia de ponta, o neuroendoscópio flexível. 

Além da realização de cirurgias, a aplicação do neuroendoscópio flexível foi apresentada aos cirurgiões e residentes de neurocirurgia e no período da realização do segundo mutirão, em novembro, o neurocirurgião e conselheiro da Neurokids, Michael Dewan, professor assistente no Departamento de Cirurgia Neurológica da Universidade Vanderbilt (EUA), veio treinar os médicos e oficializar a parceria entre Santa Casa e a ONG para dar continuidade às ações da ONG na Região, fazendo da FSCMP uma unidade de referência.

Segurança do paciente - A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) conquistou em 2023 o selo "Segurança do Paciente", concedido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) em parceria com a Epimed Solutions. 

A conquista se deve ao fortalecimento da Cultura de Segurança e Aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade, no qual a certificação tem por objetivo incentivar a implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e respostas a incidentes e eventos adversos, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde.

Também investindo em melhorias, a Santa Casa completou em outubro um ano de implantação do Núcleo de Experiência do Paciente (Nepo) com o objetivo de obter mais um canal de escuta ao usuário, aplicando um instrumental estruturado e acessível, que visa identificar os principais pontos de satisfação e insatisfação que constroem a percepção do paciente sobre a experiência dele na sua jornada com a Instituição, indicando também o Net Promoter Score (NPS), um índice que demonstra o grau de engajamento e fidelidade deste com a Santa Casa.

A pesquisa passou a ser realizada através de instrumento digital em 2023, colocando os usuários em contato com a tecnologia, fato que agilizou a coleta de dados e trouxe melhoria na obtenção dos resultados. Os resultados da pesquisa de experiência do paciente oportunizam que a gestão tenha acesso as necessidades de melhorias segundo a visão do usuário, bem como identifica os pontos de satisfação e reforça quando estamos seguindo o caminho certo no atendimento das necessidades dos nossos pacientes.

Até outubro de 2023 foram aplicadas 2.175 pesquisas finalizadas, que identificaram os pontos fortes da instituição, como as necessidades de melhorias, as quais estão sendo trabalhadas pela gestão, em um processo contínuo de promoção da melhora da experiência dos pacientes. Nosso NPS ficou em média de 70,65% ao longo de 2023, estando na zona de classificação de Qualidade do NPS.

Em 2024 será ampliada a oferta da pesquisa para todos os serviços da instituição, proporcionando um aumento de adesão do usuário à pesquisa e um NPS que alcance a zona de excelência, com utilização da pesquisa no formato digital. 

Ensino - Outra grande conquista para a Santa Casa em 2023 foi a implantação do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (Cets) da Fundação, que ocupa uma área de 2.135 metros quadrados no setor centenário da instituição. Lá foram investidos R$ 8,6 milhões com a construção de um auditório, com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, serviços administrativos do ensino e pesquisa e laboratório de simulação realística. A ala ocupada mantém externamente traços arquitetônicos peculiares do século passado, valorizando a história da instituição e do bairro do Umarizal, na Capital do Estado.  

Desde a inauguração já foram realizados no CETS mais de 105 eventos acadêmicos e sociais e capacitações internas e externas na área de saúde. Para 2024 está prevista a entrega da segunda etapa da obra que vai abrigar os serviços de Biblioteca, novo alojamento dos residentes, estúdio de gravação e um novo auditório.

Também em 2023, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará recebeu 48 médicos residentes e 36 profissionais na residência multiprofissional que se especializarão na instituição para o atendimento à sociedade brasileira.

Neste ano, os dois programas de residência da Santa Casa formaram mais 41 médicos e 17 profissionais da assistência multiprofissional, que se somam aos mais de 600 que já passaram pelos programas de residência da instituição, referência na área de saúde materno-infantil que mantém 13 programas de Residência Médica e Multiprofissional, todos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).