Iasep divulga as principais ações e resultados em 2023
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep), no ano de 2023, garantiu acesso à saúde para 192.539 beneficiários cadastrados no plano, através de ações de extrema importância para atendimento de qualidade aos servidores estaduais e seus dependentes.
De janeiro à novembro, o instituto registrou cerca de 4,5 milhões de procedimentos de saúde entre exames laboratoriais, consultas e cirurgias, que foram autorizados pelo plano.
Para melhor atender os segurados, no início do ano, o Iasep realizou o recadastramento de 87% dos inscritos e descentralizou o espaço oferecendo maior comodidade aos segurados, dividindo em dois prédios, um localizado na Av. João Paulo, nº 277, no bairro do Marco, e outro na Av. Almirante Barroso nº 256, no bairro de São Brás.
Em 4 de julho, Josynélia Tavares Raiol tomou posse como presidente do Iasep com a missão de organizar e fortalecer os mecanismos de gestão do órgão, implementando políticas públicas que estão promovendo a ampliação da capacidade no atendimento humanizado com celeridade, através de novas tecnologias e investimentos contínuos, respeitando os direitos dos segurados.
Em busca de soluções inovadoras e sustentáveis, a presidente do Iasep esteve em Brasília, nos dias 22 e 23 de agosto, participando da banca de discussões do 1º Congresso do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), visando aprimorar o conhecimento para executar melhores práticas de gestão, pensando no bem-estar dos beneficiários.
Um Processo Seletivo Simplificado (PSS) foi realizado para seleção ao preenchimento de cargos de níveis técnico, médio e superior, de caráter temporário, abrindo 64 vagas e novas oportunidades democraticamente, selecionando os candidatos por mérito e habilidade, oferecendo melhoria aos serviços do Iasep.
Para garantir uma cobertura adequada em todas as regiões abrangidas pelo órgão, divididas em 26 municípios, o Iasep iniciou as vistorias para credenciamento em Marabá, firmando o compromisso do Governo do Estado em prover um serviço de saúde completo, capaz de atender às necessidades individuais de cada usuário, com cuidados médicos de rotina, como consultas especializadas, exames, diagnósticos, além de outros procedimentos médicos. Todos os municípios que possuem redes credenciadas, receberão visitas do Iasep.
Em Santarém, cerca de 1.700 carteiras do plano foram emitidas para otimizar o tempo na hora do atendimento, facilitando o acesso aos serviços prestados.
O Iasep ofereceu suporte no atendimento para romeiros do Círio, disponibilizando avaliações de lesões nos membros inferiores, curativo, massagem, lava-pés, além de hidratação e alimentação, na sede da Av. Almirante Barroso, valorizando a fé e a cultura paraense, cuidando dos cidadãos.
Os trabalhos de atualização do Guia de Serviços estão sendo realizados pela equipe técnica através de visitas aos credenciados em todo Estado, que somam 331. A comissão está identificando áreas de aprimoramento, fortalecendo a comunicação e a colaboração entre o plano de assistência e seus prestadores de serviços.
A inclusão de procedimentos adicionais para pessoas em estado de doenças graves, crônicas, gestação, pré e pós-operatório, foi reformulada em 2023, possibilitando a aquisição das cotas extras de forma semi digital, facilitando o processo, ganhando agilidade no atendimento.
Entre as melhorias realizadas este ano no Iasep, está o Serviço de Atendimento ao Segurado (SAS), implantado no mês de abril. Em média, o SAS realiza 3.000 atendimentos mensais, por meio de e-mails, ligações telefônicas, whatsapp e presencialmente, acelerando os processos.
O programa de assistência domiciliar, AssistLar, possui 630 segurados cadastrados, que recebem os cuidados de saúde no domicílio, impactando positivamente a vida dos pacientes que buscam atendimentos personalizados e humanizados, em Belém, Ananindeua, Marituba, Outeiro e Icoaraci. Uma unidade móvel de saúde, foi adquirida pela nova gestão para atendimentos domiciliares às pessoas com dificuldades de locomoção e idosos, reduzindo a necessidade de deslocamentos desnecessários. Somente em 2023, o AssistLar realizou 316 visitas, impactando positivamente a vida dos pacientes, com uma equipe multiprofissional composta de enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, além de outros profissionais de saúde.
Para modernizar a experiência dos segurados, ainda em 2023, o Iasep, implementou processo de digitalização de documentos que são apresentados pelos segurados no momento de suas solicitações de serviços, o que anteriormente era realizado de forma manual e com uso de papéis. A iniciativa visa simplificar e agilizar o acesso às informações sobre a tramitação dos processos, permitindo que os pacientes acompanhem o andamento diretamente pelo site da instituição.
A atual gestão está inovando com a implantação do sistema biométrico. A medida visa aprimorar a segurança, facilitando o acesso aos serviços, otimizando a experiência do usuário, através da acessibilidade e redução da burocracia.
Dessa forma, o Iasep segue cumprindo a sua missão, através da implementação de políticas públicas que estão melhorando a saúde dos segurados, com o comprometimento de ofertar aos beneficiários do plano assistencial de saúde do Estado e seus dependentes, um serviço de qualidade.