Curuçá forma 22 novos técnicos em Enfermagem
Na noite desta quinta-feira (14), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) de Curuçá, entregou o certificado de técnico em enfermagem a 22 concluintes do curso.
A diretora da escola, Veruschka Melo, conta que esta é a oitava turma de enfermagem a se formar desde que a Eetepa foi inaugurada em 2017. Para ela, a gestão da Sectet gerou ainda mais animação para que a Eetepa Curuçá pudesse formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho. “A gestão da Sectet deu um novo gás. E nos ajudou a melhorar a estrutura, os equipamentos, dando condições para que consigamos realmente fazer um curso técnico de qualidade, tanto na modalidade subsequente quanto no integrado. Então, sem essa parceria, é difícil a gente caminhar”, conclui.
Para o formando Michel Vale, de 38 anos, a noite foi de muita gratidão pela conclusão do curso. Ele também relembrou os momentos difíceis que foram superados. “É gratificante. E cada passo, cada momento não foi fácil. Porém, é satisfatório esse momento. A gente agradece primeiramente a Deus e a todos os envolvidos para que esse curso chegasse no nosso município de Curuçá”, ressalta.
Uma das professoras homenageadas da turma, Alessandra Pereira, destaca que a profissão escolhida pelos concluintes não deve ser vista apenas como uma forma de obter recursos financeiros e enfatiza o lado humano da enfermagem. “Que a gente seja um profissional humano. E quando eu falo humano, não é passando a mãozinha na cabeça do paciente, não. É a gente tratar bem, é a gente ser resolutivo com aquele paciente. Então, que vocês possam levar isso para a carreira de vocês”, aconselha.
O titular da Sectet, Victor Dias, também participou da cerimônia e parabenizou os formandos pela dedicação e conquista. “Vocês estão preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que vêm com a prática dessa nobre profissão. Seus esforços incansáveis durante as aulas teóricas, trabalhos práticos e os estágios foram admiráveis, e tenho certeza de que essas experiências os fortaleceram como profissionais e como seres humanos”, disse.
Estiveram presentes na mesa de honra os vereadores Hitalo Magno, Vanderson Garcia e Deco Araújo, além de autoridades municipais.