Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Ações de Educação Sanitária tiveram importante papel para sensibilizar a população sobre doenças e pragas  

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
15/12/2023 15h05

A Gerência de Educação Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) exerceu papel importante no diálogo com a sociedade para a prevenção de doenças e pragas no território paraense. A partir de ações educativas, os servidores aproximaram a população do trabalho realizado pela Agência, que garante a saúde dos rebanhos e dos cultivos agrícolas e também a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, que são consumidos pela população. 

Em 2023, a gerência atuou na organização e apoio de 263 eventos técnicos, dentre eles capacitações e reuniões realizadas pela Adepará em 114 municípios e orientações técnicas para cerca de 160 mil produtores rurais em 143 municípios paraenses. 

Eventos técnicos - Dentre os principais eventos técnicos realizados, destaque para o I Fórum do Programa Nacional de Sanidade Equídea do Estado, que ocorreu em março, na Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) com o objetivo de atualização do corpo técnico sobre doenças que impactam os equídeos. 

O Estado do Pará sediou a 2a Caravana da Monilíase do Cacau, em Tomé Açu. O evento contou com a participação de 33 fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos, do Instituto de Defesa Agropecuária de Rondônia, Instituto de Defesa Agropecuária do Acre, Agência de Defesa da Bahia, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá. Realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), qualificou os profissionais em metodologias ativas e envolveu a população local para que a comunidade possa atuar como multiplicadora das informações.

 “Os benefícios da capacitação vão além do reconhecimento dos sinais e sintomas das pragas e doenças, aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. Trata-se de uma ferramenta essencial para garantir o engajamento e motivação dos servidores, promovendo e fortalecendo a execução das metas propostas pela Agência”, disse o gerente.

Campanhas Educativas

Ação de Verão contra a Influenza Aviária- Em julho, mês de férias escolares, quando é grande a concentração de pessoas nas praias do litoral paraense, a Adepará levou orientações sobre a Influenza Aviária para o município de Salinópolis. Foi a primeira ação educativa de verão realizada pela Agência. Nos finais de semana de julho, mais de 6 mil pessoas tiveram conhecimento da zoonose, que tem impacto comercial sobre a produção avícola. Pelo sucesso, a ação foi estendida para Salvaterra, no arquipélago do Marajó, e para o Terminal Hidroviário de Belém, onde as orientações também abordaram o combate à mosca da carambola e o risco que o inseto representa para a economia paraense e nacional.

 “Essa ação no Terminal Hidroviário de Belém alcançou mais de 3 mil passageiros e teve o intuito de transformar a população em agentes multiplicadores, pois faz parte do plano de medidas de prevenção que vem sendo intensificadas pela Agência de Defesa, e são realizadas em todo território paraense”, explica Alexandre Mendes, gerente de educação sanitária da Adepará.

Alerta sobre consumo de produtos com selo de inspeção - Este ano, a Adepará também participou do “Dia do Consumidor”, com ação na Usina da Paz do bairro do Guamá, em Belém, por meio de orientações técnicas sobre alimento seguro e consumo consciente de alimentos. Os fiscais da equipe de educação sanitária distribuíram materiais de divulgação impressos sobre o serviço de inspeção de produtos de origem animal e vegetal.

A equipe da educação sanitária ainda atuou no Festival Internacional de Chocolate e Cacau, o Chocolat Xingu, em Altamira e Belém, orientando produtores quanto aos cuidados para evitar a entrada da monilíase do cacau e do cupuaçu. Em Altamira, as ações educativas ocorreram na rodoviária, aeroporto e portos, engajando a população contra o fungo.