Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ideflor-Bio marca presença no III Encontro de Ciência e Tecnologia do Arquipélago do Marajó

Evento busca incentivar a produção e a disseminação de conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais na região

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
14/12/2023 16h50

De 13 a 15 de dezembro, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) marca presença no III Encontro de Ciência e Tecnologia do Arquipélago do Marajó (Enctam). O evento é uma iniciativa da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Campus XIX, localizado no município de Salvaterra, e busca incentivar a produção e a disseminação de conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais, bem como a troca de experiências acadêmicas entre a comunidade interna e externa.

Com o tema "Meio Ambiente e Sociedade: COP 30", a conferência dará ênfase às questões relacionadas aos ecossistemas e sua relação com as populações, com foco na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a qual será realizada em Belém, em 2025. Palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais fazem parte da programação que se estenderá por três dias.

O evento conta com a presença de estudantes, pesquisadores, professores e a população em geral, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o fortalecimento das redes de colaboração. A participação desses diferentes atores favorece as discussões e reflexões sobre a importância da ciência e da tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. 

Durante a cerimônia de abertura, a gerente do Escritório Regional do Marajó Oriental do Ideflor-Bio, Osiane Barbosa, esteve presente e ressaltou a importância de eventos dessa natureza para toda a região. Em seu discurso, ela destacou a relevância do Enctam para o aprimoramento das ações de restauração florestal, proteção da biodiversidade e o respeito às comunidades tradicionais presentes no Arquipélago do Marajó.

“O Ideflor-Bio é uma instituição responsável por promover o desenvolvimento sustentável do Pará, por meio da gestão das áreas protegidas e da promoção de ações que visam a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Aqui, no Arquipélago do Marajó, atuamos em parceria com as comunidades locais, buscando promover a valorização da cultura tradicional e a proteção dos ecossistemas presentes na região”, frisou a gerente.

No decorrer do Enctam, a participação do Ideflor-Bio se dará por meio de palestras, oficinas e apresentação de projetos que visam a conservação e a preservação ambiental. A expectativa é que o evento contribua para o avanço da ciência e tecnologia na região, estimulando a produção de pesquisas e a implementação de projetos que possam trazer benefícios para o desenvolvimento sustentável do arquipélago do Marajó.