Projeto de prontuário afetivo do HGT resgata subjetividade de pacientes internados
Música preferida, comida que mais gosta, nome do animal de estimação, de uma atividade preferida, do esporte favorito, são muitas as informações que definem quem é a pessoa por trás do paciente. Detalhes como estes são de extrema relevância, pois, são justamente eles que constroem o prontuário afetivo dos pacientes internados no Hospital Geral de Tailândia (HGT), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Pará (Sespa), sob administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Antes dos prontuários afetivos serem confeccionados, e fixados ao lado das informações Clínicas do paciente, no leito, o conteúdo é inserido no sistema eletrônico da unidade hospitalar.
Em meio às suas avaliações, a psicóloga Izabel Alves, conversa com os pacientes, que fornecem as informações necessárias. Após os dados serem conferidos, tudo é preparado de forma colorida e lúdica. Além de registrarem as informações no documento, a equipe multiprofissional atende, em alguns casos, aos pedidos solicitados pelos pacientes, como no caso da pequena Joana.
Segundo a profissional, durante uma de suas avaliações, percebeu que Joana estava se sentindo triste. Com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), propôs a realização do prontuário afetivo dela.
"Durante o questionário, Joana compartilhou várias informações adicionais, que muitas vezes não são incluídas nas avaliações convencionais. Entre essas informações, de que seu desenho preferido é Turma da Mônica, revelando uma preferência lúdica. Além disso, mencionou que sua bebida favorita é suco de morango. Ela ainda expressou seu sonho de comer lasanha, revelando um desejo que, com a devida atenção, poderia ser incorporado ao seu processo de cuidado hospitalar".
Com o apoio do GTH, a psicóloga atendeu ao pedido da pequena paciente. ALém de muito cuidado e carinho, a solicitação foi encaminhada para o serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT. No dia seguinte, na hora do almoço, a equipe surpreendeu a pequena usuária e preparou uma lasanha e um suco, seguindo as preferências de Joana, e entregou em uma marmita personalizada com o tema "Turma da Joana", fazendo referência ao seu desenho favorito.
A iniciativa não apenas proporcionou uma refeição especial para a criança, como também tornou o dia da pequena Joana mais alegre e divertido, além de levar conforto à paciente, contribuindo para um ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado.
Raquel Silva, mãe da Joana, compartilhou sua experiência com o projeto e expressou gratidão à unidade hospitalar pela iniciativa realizada.
"O que temos passado nesses dezoito dias de internação não nos trouxe queixas, pelo contrário. Só temos elogios a fazer para as equipes, tanto do plantão diurno quanto noturno. Todos estão nos tratando com muito cuidado, e a prova disso é o prontuário afetivo da Joana. Ela ficou feliz com o projeto, principalmente por poder comer sua comida preferida, e por todo o cuidado que está recebendo nesses últimos dezoito dias. Essa proximidade com a equipe e o paciente ajuda na melhora", comentou a acompanhante.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.
Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT