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Projeto de prontuário afetivo do HGT resgata subjetividade de pacientes internados

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
15/12/2023 07h00

Música preferida, comida que mais gosta, nome do animal de estimação, de uma atividade preferida, do esporte favorito, são muitas as informações que definem quem é a pessoa por trás do paciente. Detalhes como estes são de extrema relevância, pois, são justamente eles que constroem o prontuário afetivo dos pacientes internados no Hospital Geral de Tailândia (HGT), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Pará (Sespa), sob administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

Antes dos prontuários afetivos serem confeccionados, e fixados ao lado das informações Clínicas do paciente, no leito, o conteúdo é inserido  no sistema eletrônico da unidade hospitalar. 

Em meio às suas avaliações, a psicóloga Izabel Alves, conversa com os pacientes, que fornecem as informações necessárias. Após os dados serem conferidos, tudo é preparado de forma colorida e lúdica. Além de registrarem as informações no documento, a equipe multiprofissional atende, em alguns casos, aos pedidos solicitados pelos pacientes, como no caso da pequena Joana.

Segundo a profissional, durante uma de suas avaliações, percebeu que Joana estava se sentindo triste. Com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), propôs a realização do prontuário afetivo dela.

"Durante o questionário, Joana compartilhou várias informações adicionais, que muitas vezes não são incluídas nas avaliações convencionais. Entre essas informações, de que seu desenho preferido é Turma da Mônica, revelando uma preferência lúdica. Além disso, mencionou que sua bebida favorita é suco de morango. Ela ainda expressou seu sonho de comer lasanha, revelando um desejo que, com a devida atenção, poderia ser incorporado ao seu processo de cuidado hospitalar".

Com o apoio do GTH, a psicóloga atendeu ao pedido da pequena paciente. ALém de muito cuidado e carinho, a solicitação foi encaminhada para o serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT. No dia seguinte, na hora do almoço, a equipe surpreendeu a pequena usuária e preparou uma lasanha e um suco, seguindo as preferências de Joana, e entregou em uma marmita personalizada com o tema "Turma da Joana", fazendo referência ao seu desenho favorito.

A iniciativa não apenas proporcionou uma refeição especial para a criança, como também tornou o dia da pequena Joana mais alegre e divertido, além de levar conforto à paciente, contribuindo para um ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado.

Raquel Silva, mãe da Joana, compartilhou sua experiência com o projeto e expressou gratidão à unidade hospitalar pela iniciativa realizada.

"O que temos passado nesses dezoito dias de internação não nos trouxe queixas, pelo contrário. Só temos elogios a fazer para as equipes, tanto do plantão diurno quanto noturno. Todos estão nos tratando com muito cuidado, e a prova disso é o prontuário afetivo da Joana. Ela ficou feliz com o projeto, principalmente por poder comer sua comida preferida, e por todo o cuidado que está recebendo nesses últimos dezoito dias. Essa proximidade com a equipe e o paciente ajuda na melhora", comentou a acompanhante.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT