Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Entregas importantes e projetos permitem modernização na infraestrutura e inovação no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Em parceria com o Governo do Estado, a instituição se consolida como referência na prestação de serviços de saúde

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
14/12/2023 15h13

Inovações, entregas e projetos desenvolvidos pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, estão permitindo a melhora nos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição, que atualmente conta com 249 leitos, é referência estadual nas especialidades de cardiologia, psiquiatria e nefrologia, atendendo, em média, mais de 5 mil pessoas em consultas ambulatoriais e 200 cirurgias realizadas por mês. 

Na ala obstétrica, que atende gestantes dentro dos perfis de referência do hospital, as entregas realizadas vieram com objetivo de melhorar a humanização e qualidade assistencial prestada às mães e seus bebês. Em junho deste ano, o hospital ganhou uma nova sala de parto. O espaço surgiu para aprimorar o ambiente acolhedor e humanizado para as grávidas durante o trabalho de parto e foram reformulados de acordo com os parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A nova sala PPP (pré-parto, parto e pós parto) conta com um banheiro, onde é possível tomar banhos quentes e relaxantes, além de um espaço para realizações de exercícios para alívio da dor. “A sala de parto é fundamental para que a mulher aguarde o trabalho de parto e tenha o seu bebê de forma segura e humanizada e em um ambiente agradável”, ressaltou Laíses Braga, obstetra e coordenadora do Centro Obstétrico da Fundação.

Além disso, o Hospital de Clínicas ganhou um novo lactário, que é um local destinado para manipulação e distribuição do leite humano e fórmulas infantis. A reforma permitiu a aquisição de novos equipamentos para o espaço, como geladeiras, fogão e banho-maria, o que trará mais segurança durante a manipulação dos alimentos. 

A dona de casa Nádia Guimarães, natural de Jacundá, sudeste paraense, teve o filho Pedro há 10 dias no HC. Por conta de uma cardiopatia congênita, o recém-nascido precisou ser internado na UTI neo do hospital. Desde então, precisa fazer a coleta do leite materno na sala de ordenha, localizada dentro do lactário.

“Para mim tem sido o momento mais confortante, porque tenho o acompanhamento das profissionais, a gente conversa, elas têm me ajudado muito. E também pelo fato de saber a importância do leite materno para ele”, disse Nádia. 

Inovação  - Na área de ensino e pesquisa, o fomento ao conhecimento científico ganhou forças com a criação de um Repositório Digital, tornando o HC, o primeiro hospital de ensino da região norte do País a ter a ferramenta. Nele, estudantes, servidores e o público em geral terão acesso a inúmeros recursos bibliográficos em formato digital.

Para Sônia Pinto, assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC, “a plataforma surgiu a partir da necessidade em difundir a produção científica da instituição, aumentando a visibilidade dos trabalhos produzidos nas residências e os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas no hospital. O repositório digital traz inúmeros benefícios para a instituição como arquivamento e preservação dos trabalhos em formato digital, maximiza a eficiência de compartilhamento de informações e contribui para o processo de avaliação das atividades de pesquisa da instituição”.

Expectativa  - Diversos setores da instituição estão sendo contemplados com reformas e modernizações de equipamentos e mobílias, como a ala psiquiátrica. Composta por um Setor de Internação Breve (SIB) e emergência, com 60 leitos no total, o setor já recebeu novas salas de descanso para servidores, consultórios e enfermarias. 

Ainda este ano, a Fundação também entregará para a população paraense o seu novo ambulatório. O espaço está sendo readequado de acordo com as legislações vigentes e contará com 25 novos consultórios, salas de atendimento, exames, laboratório e outros. O Serviço de Ambulatório Médico (SAM) do HC recebe pacientes internos referenciados das especialidades do HC, e pacientes externos que chegam de ambulância ou encaminhados após a triagem.

A diretora-presidente da instituição, Heloisa Guimarães, afirma que os investimentos realizados na instituição são necessários para impulsionar a melhora nos serviços prestados. “É nosso dever garantir que os pacientes sejam atendidos em um ambiente com todos os recursos necessários para uma assistência de qualidade. A expectativa é que, nos próximos meses, as reformas de vários setores do hospital sejam concluídas", disse.

Reconhecimento  - O ano de 2023 também foi marcado pela implantação de protocolos inovadores e capacitações com foco na qualidade assistencial e segurança do paciente, permitindo ao HC, pela primeira vez, a conquista do Selo de Segurança do Paciente, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente). A certificação reconhece, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição, as boas práticas realizadas entre os profissionais de saúde, oferecendo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.