Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONEXÃO E TECNOLOGIA

Prodepa moderniza administração pública estadual com soluções tecnológicas

Empresa de Tecnologia da Informação do Pará criou projetos como o 'Web Escola', a 'Delegacia Virtual 2.0', e o sistema de processos 'PAE 4.0'

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
14/12/2023 11h45

Em 2023, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) celebrou seus 70 anos de história. Atuando como instituição pública responsável por prover soluções de tecnologia da informação e comunicação à administração pública estadual, a Prodepa durante o ano especial de 2023 alcançou metas significativas para a transformação digital e ao avanço tecnológico no Estado.

A parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Projeto Web Escola foi um dos destaques. O projeto proporciona acesso à internet aos alunos de escolas da rede pública estadual, oferecendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e tecnologicamente avançado. Até o momento foram 280 escolas beneficiadas pelo projeto, com a meta de chegar em 300 escolas até o fim de dezembro. Com o propósito de conectar cerca de mil unidades até 2024 e ao fim do projeto interligar 100% da rede pública de ensino Paraense.

A Prodepa também desempenhou um papel crucial no aprimoramento dos serviços de segurança pública. A Delegacia Virtual 2.0 surge como uma plataforma de fácil acesso para a população, permitindo que os cidadãos registrem Boletins de Ocorrência Policial de maneira conveniente e prática, utilizando seus computadores pessoais ou celulares. Em sintonia, o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP2) age como uma ferramenta inovadora para gestão de informações e dados relacionados a crimes e incidentes nos 144 municípios paraenses. Desde o registro de Boletins de Ocorrências Policiais até Investigações, Procedimentos, Requisições de Perícias e Laudos de Perícia Científica, promovendo com eficácia a resolução e prevenção de crimes.

Ainda neste ano de 2023 a Prodepa em parceria com a Auditoria Geral do Estado do Pará e a Secretaria de Fazenda (Sefa) criaram o Portal da Transparência. Visando a transparência pública e um maior controle social por parte dos cidadãos de informações governamentais. O Portal da transparência oferece informações detalhadas sobre como os recursos são usados, apresentados gráficos e dados tabulados, o que permite uma análise profunda das políticas públicas e seus resultados.

Este ano também aperfeiçoamos a mais recente versão, do PAE 4.0, que representa um salto na evolução do sistema de processos, ao substituir os tradicionais processos em papel por uma abordagem totalmente digital. Essa transição gera facilidades para o cidadão e aumenta a capacidade de resposta do governo às demandas da sociedade, além da economia de recursos e o ganho ambiental na utilização de processos digitais.

E ainda focando no aprimoramento e facilidade nas atividades diárias dos servidores públicos, a Prodepa criou o Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (SISPATRI), uma plataforma para o registro eletrônico das declarações de bens e valores dos agentes públicos. Uma ferramenta simples que agiliza o processo de prestação de contas e contribui para a transparência e o controle dos ativos dos servidores

Além da implementação desses projetos e de outros, a Prodepa teve uma participação fundamental na estrutura tecnológica de diversos eventos de destaque em 2023, abrangendo tanto o cenário político quanto o de entretenimento. Destacam-se a Cúpula da Amazônia e os Diálogos Amazônicos, eventos de grande importância para preparação para a COP 30, além disso, a empresa desempenhou um papel crucial ao fortalecer a infraestrutura de rede em grandes jogos esportivos, incluindo a inauguração do Estádio Olímpico Mangueirão, e contribuiu para a implementação de rede no Centro de Convenções em Santarém.

Essas ações destacam a resiliência da empresa em lidar com eventos de magnitude internacional, mas também reforçam seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Pará. À medida que a Prodepa olha para o futuro, os planos para o próximo ano incluem um contínuo trabalho para transformação digital no estado do Pará, sempre com foco na contribuição para o avanço econômico, social e ambiental da região

O projeto “Pará Mais Conectado”, desenvolvido pela Prodepa, também terá R$ 105 milhões para investimentos nos próximos 2 anos até a realização a COP 30 em Belém. O recurso será utilizado para modernizar e expandir a infraestrutura tecnológica da rede de telecomunicações e adequação para recepção e cabos submarinos de fibra óptica, aumentando a qualidade das 12 regiões de Integração do Estado do Pará, promovendo conectividade e autonomia tecnológica total, impulsionando todo o desenvolvimento da região Norte. Hoje o governo do Estado já leva inclusão digital a mais de 100 municípios paraenses.