Hospital Regional de Marabá alcança marca de 15 mil sessões de hemodiálise em 2023
Números apontam crescimento de 20% em comparação ao ano passado
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, atingiu um marco significativo, nesta semana, ao ultrapassar a marca de 15 mil sessões de hemodiálise realizadas em 2023. O número representa um crescimento de 20% em comparação ao ano passado, quando foram contabilizadas cerca de 13 mil sessões.
O diretor executivo do hospital, Flávio Marconsini, destacou que a marca alcançada é um reflexo do compromisso da instituição com a prestação de tratamento de alta qualidade. "Esta conquista é um reflexo da união entre a tecnologia de ponta e acolhimento humanizado oferecido no hospital, que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes renais na região", explicou.
José Ribamar Marques, 72 anos, morador de Marabá, enfrenta há três anos a doença renal crônica, que afeta o funcionamento dos rins. Encaminhado para hemodiálise no Regional de Marabá, expressou sua gratidão pelo tratamento humanizado na unidade.
"Minha qualidade de vida melhorou muito graças ao tratamento realizado no hospital. Antes, eu me sentia cansado e fraco o tempo todo. Agora, estou com mais energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia. A equipe aqui é incrível, sempre nos apoiando em tudo o que precisamos", destacou.
Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, ressaltou que os protocolos assistenciais implementados na unidade, estão gerando impactos positivos na instituição. "O crescimento no número de sessões de hemodiálise é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade do atendimento e da busca constante por melhorias. Os protocolos assistenciais implementados garantem a segurança e o bem-estar dos pacientes. Agradecemos a todos os profissionais que trabalham no setor, que se dedicam diariamente para oferecer o melhor tratamento possível aos nossos pacientes", afirmou.
O Centro de Hemodiálise do Regional de Marabá é um espaço equipado com 20 máquinas de diálise, oferecendo tratamento em três turnos, com salas de observação e ambulatórios. Com uma equipe multidisciplinar com nefrologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de enfermagem, o centro oferece atendimento humanizado e completo a 108 pacientes regulares, que frequentam a instituição em média de 2 a 3 vezes por semana.
A enfermeira nefrologista Anna Carolinny, que atua no hospital, explica que a hemodiálise é um procedimento crucial para pacientes com insuficiência renal. "É um tratamento que utiliza uma máquina para filtrar o sangue, removendo as toxinas, o excesso de sais e líquidos que os rins não conseguem mais eliminar. Esse procedimento é vital para pessoas com doença renal crônica avançada ou aguda, pois ajuda a equilibrar os níveis de potássio, sódio e ureia no sangue, mantendo o organismo saudável", explica.
Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.